Faixa que consagrou a Bossa Nova pelo mundo teve participação incidental de Astrud; abaixo, essa e outras 4 curiosidades
Astrud Gilberto teve a morte anunciada na madrugada desta terça-feira (6). A cantora baiana faleceu na segunda (5), aos 83 anos. Dona da voz que internaciolizou a Bossa Nova, foi dela a gravação em inglês de "A Garota de Ipanema", que acabaria se tornando o símbolo do movimento e uma das canções brasileiras mais populares da história.
Com cinco milhões de cópias vendidas, "The Girl From Ipanema" foi gravada em 1962 e lançada no ano seguinte, como single do popularíssimo álbum Getz/Gilberto- fruto do encontro entre Stan Getz e João Gilberto, com quem Astrud era casada à época.
O disco entraria para a história, tornando-se um dos mais influentes de música brasileira no mundo, apesar das supostas divergências que teriam aparecido entre Getz e João Gilberto na pós-produção (via O Globo).
O registro, porém, seria o maior responsável por levar o nome de Astrud para o mundo. Anos mais tarde, em 1965, e já separada de João Gilberto, ela começaria uma carreira solo de sucesso, que lhe renderia 19 álbuns e uma porção de premiações.
Confira abaixo cinco curiosidades sobre a participação de Astrud na versão de "A Garota de Ipanema/The Girl From Ipanema":
Apesar de ter iniciado a carreira musical em 1960, na apresentação histórica Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, Astrud nunca tinha gravado nada antes de "A Garota de Ipanema".
Astrud teria insistido para entrar em Getz/Gilberto, segundo Ruy Castro no livro Chega de Saudade. Além da participação em "A Garota de Ipanema", ela também empresta os vocais a "Corcovado".
Pela participação no álbum Getz/Gilberto, Astrud teria recebido US$ 120, a tabela do sindicato pela gravação, à época.
Quando Getz/Gilberto saiu, em 1963, uma versão de "A Garota de Ipanema" em inglês foi lançada como single - nela, o dueto entre Astrud e João Gilberto foi reduzida apenas à participação feminina, que acabou vendendo milhões de cópias.
Com a gravação, Astrud ganharia duas indicações ao Grammy, como Melhor Gravação, que ganhou ao lado de Stan Getz, e como Artista Revelação, que acabou perdendo - para os Beatles.