'TIVEMOS MUITOS PROBLEMAS'

O pior show feito pelo Avenged Sevenfold no Brasil, segundo Synyster Gates

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, guitarrista cita apresentação em festival gigante como importante, mas admite: ‘Não foi o nosso melhor, nem de longe’

Guilherme Gonçalves

Synyster Gates, guitarrista do Avenged Sevenfold, em 2025 (Foto: Mario Skraban / Redferns via Getty Images)
Synyster Gates, guitarrista do Avenged Sevenfold, em 2025 (Foto: Mario Skraban / Redferns via Getty Images)

Synyster Gates não hesitou em classificar o show do Avenged Sevenfold no Rock in Rio de 2013 como o “pior show no Brasil” que eles já fizeram. Em uma declaração franca, o músico relembrou os desafios técnicos e a pressão de se apresentar em um palco que já estava sendo montado para o Iron Maiden, um dos headliners naquela edição.

Durante entrevista exclusiva a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o músico admitiu enxergar — em declaração que ficou fora da edição final impressa — a participação no evento como problemática para o A7X. O grupo, que estava em ascensão e buscando seu lugar como atração principal, decidiu não enxugar na produção, mesmo sabendo que abriria para o Iron Maiden. Como resultado, enfrentou problemas técnicos.

Gates comentou:

“Tivemos muitos problemas técnicos no palco porque estávamos tocando logo antes do Iron Maiden. Então o palco deles estava lotado e nós não queríamos economizar na nossa produção. Então, trouxemos um monte de coisa. E eu lembro de ter pouquíssimo espaço no palco e das frequências caírem.”

Synyster Gates, guitarrista do Avenged Sevenfold (Foto: Julia Nikiforova)
Synyster Gates, guitarrista do Avenged Sevenfold (Foto: Julia Nikiforova)

O guitarrista sentiu que a banda não estava 100% no dia e que “muita coisa estava contra nós naquele momento”. Ele também levantou a possibilidade de o Avenged Sevenfold estar vindo ao Brasil com “frequência demais” naquela época.

Mesmo com as dificuldades, Synyster Gates fez um elogio aos fãs brasileiros, reconhecendo a energia transmitida:

“Parabéns aos fãs brasileiros. É por isso que é tão incrível ir até aí: os brasileiros sentem a nossa energia.”

E apesar das críticas técnicas, ele acrescentou, ponderando a respeito da magnitude do evento:

“Acho que, no final, foi ótimo. Acho que foi um show de sucesso, mas não foi o nosso melhor, nem de longe.”

Johnny Christ relembra Avenged Sevenfold no Rock in Rio 2013

O baixista do Avenged Sevenfold, Johnny Christ, também ofereceu um olhar em retrospecto do show no Rock in Rio de 2013. Para o músico, não houve hostilidade por parte dos fãs do Iron Maiden, algo que ele considera um bom sinal nesse tipo de situação.

Johnny explicou que a banda já estava acostumada a se apresentar para a base de fãs de gigantes como Iron Maiden e Slayer na Europa, o que os preparou para a ocasião:

“Sempre sentimos que, ok, vamos fazer o nosso trabalho, e você vai gostar ou não. Então, senti que foi uma vitória quando tocamos no Rock in Rio. Me senti muito bem. Talvez houvesse algum ceticismo antes, mas quando subimos no palco, não senti nada disso. Eu não senti nada além de amor.”

Rolling Stone Brasil: Avenged Sevenfold na capa

Esta edição da Rolling Stone Brasil traz uma entrevista exclusiva com os 5 integrantes do Avenged Sevenfold, às vésperas de seus maiores shows solo no Brasil. Também há um bate-papo com Planet Hemp, um especial Bruce Springsteen, homenagem a Ozzy Osbourne e muito mais. Compre pelo site da Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: Avenged Sevenfold: desafiar para conquistar [ENTREVISTA]
+++ LEIA MAIS: A banda que Synyster Gates (A7X) mal pode esperar para assistir no Brasil
+++ LEIA MAIS: Vocalista do Avenged Sevenfold defende mensagem a reféns israelenses: ‘Não é político — é humano’

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: avenged sevenfold, synyster gates