COMUNIDADE LATINA

Bad Bunny imita voz de Donald Trump em clipe de “Nuevayol”

Referência ao presidente dos EUA destaca importância dos latinos e para o país em meio à onda de deportações ilegais

Redação

Bad Bunny (Foto: Kevin Mazur/Getty Images)
Bad Bunny (Foto: Kevin Mazur/Getty Images)

Bad Bunny esbanja energia festiva em um momento em que é difícil comemorar o feriado Independência dos Estados Unidos, celebrado nesta sexta-feira, 4. Em seu novo videoclipe de “Nuevayol”, o astro latino homenageia a diáspora porto-riquenha e transmite uma comovente mensagem pró-imigrantes.

Perto do final do vídeo, uma voz muito parecida com a de Donald Trump surge de um rádio dos anos 70 e diz o seguinte: “Cometi um erro. Quero me desculpar com os imigrantes na América. Quero dizer, os Estados Unidos. Sei que a América é o continente inteiro. Quero dizer que este país não é nada sem os imigrantes. Este país não é nada sem mexicanos, dominicanos, porto-riquenhos, colombianos, venezuelanos, cubanos”. A Rolling Stone entrou em contato com representantes da equipe de Bad Bunny para esclarecer se a voz era para ser de Donald Trump.

É uma mensagem poderosa em um momento em que imigrantes em todos os EUA estão sendo alvos e deportados à força pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Na quinta-feira, o Congresso aprovou o chamado “Big Beautiful Bill” de Trump, que turbinará o poder do ICE com 10.000 novos agentes e 100.000 novos leitos de detenção. No início desta semana, o governo americano também inaugurou um novo centro de detenção de imigrantes na Flórida, que eles apelidaram de “Alligator Alcatraz”.

Esta não é a primeira vez que Bad Bunny denuncia o ICE. Em junho, ele compartilhou um vídeo do que pareciam ser policiais do Serviço detendo um grupo de pessoas nas ruas. “Esses filhos da p*ta estão usando esses carros”, diz Bad Bunny em espanhol enquanto comenta as imagens de policiais aparentemente levando algumas pessoas para dentro de carros sem identificação. “Eles vieram aqui… Filhos da p*ta, em vez de deixar as pessoas em paz e trabalharem.”

O videoclipe de “Nuevayol” também não é a primeira vez que Bad Bunny enfrenta Trump. Em plena eleição presidencial de 2024, o astro compartilhou um vídeo impactante em apoio à sua terra natal, após o comediante Tony Hinchliffe chamar o território de “lixo” em um comício de Trump.

O orgulho porto-riquenho de Bad Bunny é inabalável. No início deste ano, o ícone latino lançou um álbum que celebra uma variedade de gêneros caribenhos, Debí Tirar Más Fotos. Em uma entrevista à Rolling Stone, Bad Bunny detalhou sua abordagem destemida quando se trata de incluir política em sua música: “As pessoas estão acostumadas com artistas que se tornam grandes e populares e não se expressam sobre essas coisas, ou se o fazem, falam sobre isso de uma forma super cuidadosa”, disse ele. “Mas eu vou falar, e quem não gostar não precisa me ouvir.”

+++LEIA MAIS: Bad Bunny detona agentes da imigração dos EUA em Porto Rico: ‘Filhos da p***!’

+++LEIA MAIS: Bad Bunny anuncia show no Brasil em 2026; cidade, datas, ingressos e mais

+++LEIA MAIS: Bad Bunny e os símbolos de Porto Rico escondidos no vídeo de ‘LA MuDANZA’

TAGS: Bad Bunny, Debí Tirar Más Fotos, donald trump, Nuevayol