Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Edição Especial

Barão Vermelho relança disco de estreia em vinil com faixas bônus

Trabalho feito em parceria com a Rocinante Três Selos inclui canções remixadas por membros da composição original do grupo.

Rodrigo Tammaro Publicado em 27/08/2024, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guto Goffi, Frejat, Cazuza, Maurício Barros e Dé Palmeira (Foto: Divulgação)
Guto Goffi, Frejat, Cazuza, Maurício Barros e Dé Palmeira (Foto: Divulgação)

Depois de marcar o rock nacional, a banda Barão Vermelho lançou uma edição especial em vinil do álbum de estreia homônimo.

O trabalho faz parte de uma parceria com a Rocinante Três Selos.

Barão Vermelho foi lançado em 1982 e impactou grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil e Caetano Veloso. O disco estabeleceu a banda como a voz de uma geração.

+++LEIA MAIS: "Barão Vermelho faz parte da tradição do rock brasileiro" diz Samuel Rosa

Ao inaugurar o chamado RockBrasil, o grupo capturou a essência de uma juventude ansiosa por mudanças e liberdade. 

Gravado em apenas dois finais de semana, o álbum reflete a inexperiência técnica dos integrantes, mas também a autenticidade de suas performances. 

Éramos inexperientes, em termos de estúdio, além de ter sido gravado às pressas. Porém, é um disco do qual todo o grupo gosta. Ele possui uma energia difícil de se captar em estúdio, além da nossa própria inocência. Todo mundo era muito novo", explicou Frejat à revista Bizz em 1987.

Reviravolta

Na época, as rádios boicotaram o disco, pois os programadores não enxergavam potencial no trabalho. Comercialmente, o primeiro lançamento da banda foi um fracasso: apenas oito mil cópias foram vendidas.

No entanto, os rumos começaram a mudar com a ajuda de Caetano Veloso, que incluiu “Todo Amor Que Houver Nessa Vida” no seu repertório.

Barão Vermelho captou um momento mágico da juventude brasileira, que protestava por um Brasil colorido, livre das amarras do conservadorismo e do governo militar.

+++LEIA MAIS: As 10 músicas mais ouvidas de Cazuza, segundo plataforma de streaming

Além disso, Cazuza cantava o blues como ninguém da sua geração e assinava letras que ganharam o gosto do País.

Entre os destaques do álbum, estão as faixas “Down em Mim” e “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, regravada por Caetano no seu LP “Totalmente Demais” (1986).

A edição especial Rocinante Três Selos é feita em vinil vermelho 180g, com duas faixas bônus, "Sorte e azar" e "Nós", capa dupla e um texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante. O LP está disponível exclusivamente no site rocinantetresselos.com.

Ouça Barão Vermelho a seguir: