Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Treta

Beastie Boys processam rede de restaurantes por comercial semelhante a clipe da banda

Os artistas alegam que a Brinker’s Chili’s fez uma paródia do videoclipe icônico de 'Sabotage' e usou a música em um anúncio de 2022 sem permissão

Beastie Boys (Foto: Apple TV+)
Beastie Boys (Foto: Apple TV+)

Os Beastie Boys estão processando a Brinker International, empresa controladora da rede de restaurantes Chili's Grill & Bar. O motive é uma violação de direitos autorais e violação de seus direitos de marca registrada após a marca usar a música “Sabotage” e sua imagem para um comercial que se assemelha ao videoclipe dirigido por Spike Jonze.

Em uma queixa registrada em um tribunal federal de Nova York na última quarta, 10, o grupo de rap alega que a empresa usou a música para insinuar que os Beastie Boys endossavam de alguma forma a rede de restaurantes. As informações do caso foram divulgadas pela Pitchfork.

+++LEIA MAIS: 4 músicas dos Beastie Boys mais hardcore do que rap - sem contar 'Sabotage'

A banda pede no processo uma indenização de US$ 150.000 em danos financeiros, além de que a Brinker retire os comerciais e uma ordem para impedir que a empresa use seu trabalho daqui para frente. Em um caso semelhante, em 2014, os Beastie Boys ganharam um veredito do júri de US$ 1,7 milhão contra a Monster Beverage Corp por usar sua música sem permissão.