Último show dos Beatles no telhado da Apple Organization é retratado na remasterização do documentário Let It Be (1970), disponível no Disney+
Conhecido como último show dos Beatles, lendária banda formada por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, a apresentação feita no telhado da Apple Organization, em 1970, "quase não aconteceu," segundo Glyn Johns, engenheiro de gravação de Let It Be (1970), último disco de estúdio do grupo.
Durante o lançamento do relançamento do documentário The Beatles: Let It Be, que teve direção de Michael Lindsay-Hogg e foi restaurado para o Disney+, Johns falou sobre a época ao lado de Giles Martin (filho de George Martin), Toby Jones (ator de Capitão América: O Primeiro Vingador), Ian Broudie (The Lightning Seeds), Louis Theroux e James Bay.
+++LEIA MAIS: Documentário The Beatles: Get Back é 'difícil de assistir', diz David Gilmour
Como o engenheiro de gravação relembrou, o Fab Four decidiu gravar Let It Be após anos com produções de discos feitas longe uns dos outros, com intuito de "tentar de reconectar." Os artistas "realmente se sincronizaram pessoal e musicalmente e continuaram gravando o álbum que surgiu daí, que acabou sendo Abbey Road (1969). Porém, começaram a surgir conflitos.
"No fundo, houve problemas na fábrica, um declínio chegou e isso criou uma divisão entre Paul, John e George e Ringo," afirmou Glyn Johns (via NME). "Foi então em abril de 1970 que foi anunciado oficialmente que eles iriam se separar. E então o filme e o álbum, agora reproduzidos por Phil Spector, surgiram juntos como uma espécie de pós-roteiro estranho para o fim de sua carreira.
Então eles não tinham um grande amor por Let It Be porque estava associado a todos os problemas [dentro da banda].
+++LEIA MAIS: Beatles: do que fala documentário dos anos 1970?
"Eles se prepararam um dia antes do show, toda a equipe estava pronta, todo o equipamento estava lá e a banda disse: 'Sim, hoje não' e Michael Lindsay-Hogg arrancava os cabelos porque ele, como diretor, tinha de encontrar algum clímax para este período de filmagem. Ele sentiu alguma responsabilidade," continuou o artista.
Em outro momento, Clyde foi questionado sobre a separação dos Beatles: "Em algum momento eles teriam terminado. Eles foram a primeira big band a se separar e isso foi chocante na época. Não é tão chocante agora porque as grandes bandas se separam o tempo todo, é natural."
Eles meio que superaram os Beatles de uma forma estranha e isso afetou seus relacionamentos por alguns anos, mas depois tudo se recuperou.