Beatles: Paul McCartney garante que escreveu ‘A Day In The Life’ ao invés de John Lennon; entenda
Ao longo dos anos, Paul McCartney mudou a fonte inspiração de ‘A Day In The Life’ duas vezes
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis)
Paul McCartney garantiu como escreveu “A Day In The Life” ao invés de John Lennon, segundo informações do NME. Anteriormente, o ex-baixista dos Beatles explicou como a música do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) foi inspirada em um político drogado, quem “explodiu a mente em um carro.”
Por outro lado, Lennon o contradisse, e disse como a canção foi baseada no acidente de carro responsável por matar Tara Browne, herdeiro de Guinness, aos 21 anos, em 1966. Porém, no livro The Lyrics: 1956 to the Present (2021), McCartney agora esclareceu como a letra é de fato sobre Browne, quem ele considerava um amigo.
O músico também comentou como escreveu as letras, ao invés de John Lennon: “Escrevi sobre ele em ‘A Day In The Life.’ ‘He blew his mind in a car/he didn’t notice that the lights had changed.'” Em Many Years From Now, biografia de 1997, o astro negou como a música foi inspirada no herdeiro.
Na época, Paul McCartney afirmou como a letra “[foi] atribuída a Tara Browne, o que não acredito ser o caso. Na minha cabeça, imaginava um político bombardeado com drogas, o qual parou em alguns semáforos e não percebeu como os sinais haviam mudado.”
As letras foram descritas por McCartney como “o mais próximo de uma autobiografia,” a qual ele provavelmente escreveria. Além disso, como NME apontou, espera-se como conte histórias sobre as 154 canções que escreveu.