Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Flashback

Gossip não autorizou música em trilha de Skins, diz Beth Ditto: "nunca assisti"

Cantora revelou que "perdeu a cabeça" quando soube que "Standing in the Way of Control" teria sido usada em material promocional de série adolescente britânica, em 2007

Eduardo do Valle (@duduvalle)
por Eduardo do Valle (@duduvalle)
[email protected]

Publicado em 16/01/2024, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beth Ditto diz Gossip não autorizou uso de música em promo de 'Skins' (Getty Images/Divulgação E4)
Beth Ditto diz Gossip não autorizou uso de música em promo de 'Skins' (Getty Images/Divulgação E4)

Às vésperas do lançamento de Real Power, álbum que marca o fim do hiato de 11 anos do Gossip, Beth Ditto relembrou o uso de uma das músicas da banda na série Skins. "Nunca assisti essa série", disse a cantora em entrevista ao NME.

Originalmente transmitido em 2007 pelo canal britânico E4, o drama adolescente narrava a história de um grupo de amigos ainda na adolescência em seu processo de amadurecimento, relacionamentos, (muitas) festas e uso de substâncias. "Standing in the Way of Control", sucesso do primeiro álbum homônimo do Gossip, foi usado no material promocional da primeira temporada da série (abaixo), tornando-se uma espécie de trilha-sonora não-oficial do programa.

Questionada sobre como a música foi parar na divulgação de Skins, Ditto disse que a decisão nunca partiu do grupo: "O dono do selo colocou [a música] na série". Segundo a cantora, sua primeira reação foi de indignação e surpresa quando ouviu o nome do programa:

"Quando ouvi o nome da série, eu perdi a cabeça, porque 'skins' significava skinhead. Então fiquei, tipo: 'Que p*rra é essa?' Mas então aprendi o que significava na série. Me perdi na tradução."

Confrontada sobre a possibilidade de ter uma música do Gossip na trilha de um programa fascista de extrema-direita, Beth Ditto confirmou que perdeu a paciência:

"A primeira coisa que pensei foi: 'Quem pensou nisso? De quem foi a ideia? Me enlouqueceu, estava tão brava. É um drama adolescente, mas sobre o quê?'"

Criada por Bryan Elsley e Jamie Brittain, Skins ganharia status cult ao abordar, de forma aberta, os dramas da adolescência que não ganhavam espaço na TV da época, como depressão, transtorno pós-traumático, morte, sexualidade e distúrbios alimentares. A série foi responsável pela projeção de nomes como Nicholas Hoult, Hannah Murray, Kaya Scodelario, Joe Dempsie, Dev Patel e Daniel Kaluuya. Ela exibida por seis temporadas até 2012, com uma temporada final contando o epílogo de alguns personagens em 2013.

Novo álbum do Gossip

Real Power, o novo álbum do Gossip, tem previsão de lançamento para o dia 22 de março. O primeiro single do disco, "Crazy Again", foi lançado em 17 de novembro de 2023 e o segundo, "Real Power", sai nesta sexta-feira, 19.

Gossip (Foto: Divulgação / Cody Critcheloe)

Produzido por Rick Rubin, o disco reúne Beth Ditto (vocal), Nathan Howdeshell (vários instrumentos) e Hanah Blilie (bateria). A banda não lança material novo desde A Joyful Noise, de 2012. Em fevereiro de 2016, a vocalista anunciou o fim do trio e lançou carreira solo, com o álbum de estreia Fake Sugar (2017).

Foi Rick Rubin quem encorajou a banda a se reunir e começar a gravar novamente após comemorarem o 10º aniversário do álbum Music For Men com uma turnê em 2019.

Ouça "Crazy Again" abaixo: