'Energy', quinta faixa de Renaissance, usou sample do hit 'Milkshake', cantado por Kelis
A cantora Kelis acusou Beyoncé de usar sample sem autorização na música "Energy," do disco Renaissance lançado na última sexta, 29. Em publicação no Instagram, Kelis afirmou como se sentiu desrespeitada - e aproveitou para criticar Pharrell Williams, responsável por ser um dos compositores da faixa.
O sample de Kelis em questão foi do hit "Milkshake," cujos créditos de escritores e produtores são apenas de Pharrell Williams e Chad Hugo, enquanto Kelis, cujos vocais não aparecem em "Energy," recebeu nenhum crédito em Renaissance. A cantora definiu essa situação ao responder uma página de fã nas redes sociais: "Não é uma colaboração, é um roubo."
+++LEIA MAIS: Renaissance: Beyoncé dedica novo disco ao tio que morreu de HIV
Não parou por aí, Kelis disse em outros comentários como soube do sample "da mesma maneira que todo mundo," e criticou: "O nível de desrespeito e total ignorância de todas as três partes (Williams, Hugo e Beyoncé) é impressionante." Com toda repercussão, Kelis postou um vídeo no Instagram.
"Sou uma artista, então sou - como Erykah [Badu] disse: 'Sou sensível sobre minhas mer***'," afirmou Kelis. "A realidade é que minha verdadeira treta não é apenas com Beyoncé, porque no final do dia, ela sampleou um disco. Ela me copiou antes, assim como muitos outros artistas, está tudo bem, eu não me importo com isso."
"A questão é que não somos apenas artistas mulheres, ok? Artistas negras em uma indústria [onde] não há muitas de nós," continuou. "Nós nos conhecemos, temos amigos em comum. Não é difícil. Ela pode entrar em contato, certo?"
A artista também respondeu comentários de pessoas que apontaram como ela não tem créditos de escrita e produção em "Milkshake." "Eu sei o que é meu e o que não é. Também sei as mentiras ditas. Também sei daquilo que foi roubado. Publicação foi roubada, pessoas foram retiradas de seus direitos. Acontece o tempo todo, principalmente lá atrás. Então, não é sobre eu ficar brava com Beyoncé," adicionou.
+++LEIA MAIS: Renaissance: Por que Beyoncé demorou tanto para lançar o novo disco?
Segundo Kelis, Pharrell Williams "sabe melhor" sobre os trâmites da indústria fonográfica: "Esse é um golpe diretamente para mim." A cantora também alegou como Williams tem créditos de escrita em diversas outras colaborações mesmo sem colaborar com as letras. "Ele faz isso o tempo todo. É bastante mesquinho."
Ver essa foto no Instagram