Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Beyoncé muda letra capacitista de música de Renaissance

Cantora foi acusada de verso 'ofensivo' e 'capacitista' em 'Heated,' 11ª faixa do disco

Redação Publicado em 01/08/2022, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beyoncé (Foto: Divulgação)
Beyoncé (Foto: Divulgação)

Após receber críticas por verso considerado "capacitista" e "ofensivo" na letra de "Heated," 11ª faixa do disco Renaissance, Beyoncé mudará trecho da música, segundo informações do The Guardian.

Em "Heated," co-escrita com o rapper canadense Drake, Beyoncé usou um termo pejorativo para diplegia espástica, uma forma de paralisia cerebral. Um representante do músico disse ao Insider como a letra será alterada. "A palavra, não usada intencionalmente de forma prejudicial, será substituída," afirmou no comunicado.

+++LEIA MAIS: Beyoncé: Kelis acusa cantora de usar sample sem autorização em Renaissance

Fãs e ativistas criticaram o uso da palavra "spaz" (sem tradução específica para o português brasileiro). Ela tem sido usada para se referir de forma pejorativa a pessoas com deficiência, especialmente pessoas com paralisia cerebral. No entanto, vale notar como inglês afro-americano, usado nas comunidades negras dos Estados Unidos, esse termo significa "enlouquecer" ou "lutar."


Lizzo altera verso capacitista em letra de GRRRLS, single do novo álbum

Lizzo anunciou uma mudança na letra de 'GRRRLS', dias após a estreia do single, que integra o quarto álbum de estúdio da cantora, Special. O relançamento aconteceu depois de saber que uma das letras incluía "sp-z", uma palavra que é considerada um insulto capacitista.

+++ LEIA MAIS: Lizzo comenta declarações de Liam Payne sobre One Direction: 'Sabemos que ele não era o líder'

A palavra aparece geralmente quando se deseja atribuir a alguém o estado de “surto”, mas também está presente no dicionário médico para descrever espasmos de portadores de paralisia cerebral. As críticas foram imediatas.

Em comunicado, Lizzo afirmou que nunca quis promover um tipo de linguagem depreciativa em suas canções e que, imediatamente, solicitou uma alteração na letra.

Sendo uma mulher gorda e negra norte-americana, já tive muitas palavras dolorosas sendo direcionadas a mim. Então, entendo o poder que as palavras podem ter (independente de isso ter sido feito intencionalmente. No meu caso, foi o oposto.

+++ LEIA MAIS: Lizzo sofre body shaming e responde com tirada de mestre; veja o que ela disse

Estou orgulhosa em dizer que existe uma nova versão de 'GRRRLS' com mudanças na letra e isso é resultado de ouvir e agir. Como uma artista influente, estou dedicada em fazer parte dessa mudança que espero do mundo.

Ouça agora a nova versão de 'GRRRLS':