"Sorrowful Soil", presente no décimo disco de Björk, foi filmada no vulcão islandês Fagradalsfjall, que entrou em erupção recentemente
Björk divulgou na última sexta-feira, 2 de dezembro, o videoclipe de "Sorrowful Soil", canção presente no décimo disco da cantora e compositora, Fossora (2022). A faixa mostra a artista irlandesa cantando no vulcão islandês Fagradalsfjall, que entrou em erupção recentemente, evocando a força da natureza e a continuidade dos ciclos.
Em comunicado para à imprensa, Björk comenta como produziu a canção e as inspirações maternas por trás da faixa. Além de "Sorrowful Soil", "Ancestress" também se dedica a refletir aspectos da morte e o falecimento da própria mãe.
'Sorrowful Soil' é uma música que escrevi a partir de improvisações aleatórias. Eu meio que pensei que estava escrevendo outra música, mas quando a editei, joguei fora a maior parte do material e é isso que reflete o último capítulo.
Ainda em comunicado, a cantora e compositora pontua como o maestro þorgerður ingólfsdóttir, mestre do coro de hamrahlid, disse ser a peça mais difícil que alguma vez cantou. Composta por 9 vozes, não as 4 habituais (sopran, alt, teno, bass), a canção demorou cerca de 3 meses para ser produzida e finalziada.
Quando meu avô faleceu, havia um panfleto no hospital aconselhando os parentes sobre como conversar com seus entes queridos antes que falecessem. Adorei como isso foi realmente genérico e universal e dizia a todos que lhes dessem listas de tarefas direcionadas às famílias, mas também perguntando a elas se saíriam bem. A última parte da composição de “sorrowful soil” está seguindo este conselho
Assista o videoclipe oficial de "Sorrowful Soil" na íntegra abaixo: