Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bob Dylan regravou hits para novo meio analógico; entenda

A tecnologia Ionic Originals consiste em discos de alumínio analógico que promete ser superior a qualquer outra plataforma de reprodução de música

Redação Publicado em 06/05/2022, às 16h56 - Atualizado em 26/05/2022, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan (Foto: Chris Pizzello/AP)
Bob Dylan (Foto: Chris Pizzello/AP)

O lendário músico Bob Dylan regravou diversas músicas clássicas com T-Bone Burnett, que devem ser lançadas em um novo meio de gravação (via Guitar World). Isso representa "o primeiro avanço na reprodução de som analógico em mais de 70 anos." A tecnologia nomeada como Ionic Originals produz o "ápice do som gravado," segundo Burnett.

"É qualidade de arquivo," continuou. "É à prova de futuro. É um de um. Ionic Originals não é apenas o equivalente a uma pintura, é uma pintura." T-Bone Burnet explicou como a tecnologia é um disco de alumínio envernizado. Ou seja, a qualidade sonora seria superior ao LP de vinil tradicional, por exemplo.

T-Bone Burnett
T-Bone Burnett (Foto: Jason Myers)

+++LEIA MAIS: O dia em que George Harrison, Bob Dylan e David Bowie foram ao show de Elvis Presley [FLASHBACK]

"Ao descrever a qualidade que eleva o som analógico acima do som digital, a palavra ‘calor’ é frequentemente usada," adicionou Burnett. "O som analógico tem mais profundidade, mais complexidade harmônica, mais ressonância, melhor imagem. O analógico tem mais sensação, mais personalidade, mais toque. O som digital está congelado. O som analógico está vivo."

O músico também prometeu que os novos discos "avançam a arte do som gravado e marcam o primeiro avanço na reprodução de som analógico em mais de 70 anos," além de possuírem "uma profundidade, ressonância e fidelidade sonora que excedem a do vinil, CD, streaming ou qualquer outro meio de música gravada."

+++LEIA MAIS: Bob Dylan vence disputa sobre catálogo de US$ 300 milhões: 'Oportunista'

No entanto, ainda não está claro quais músicas Bob Dylan regravou para coincidir com o lançamento da mídia, quando serão lançadas, ou mesmo qual equipamento será necessário para tocá-las, mas T-Bone Burnet formou uma nova empresa, chamada NeoFidelity, Inc., com a intenção de gravar diversos artistas com a tecnologia.