Por que o Bon Jovi não faria sucesso se surgisse hoje, segundo ex-empresário
Doc McGhee também lamentou como a ganância da indústria musical destruiu o ecossistema no qual artistas conseguiam se sustentar antigamente
Pedro Hollanda
Bon Jovi, uma das bandas mais bem sucedidas da história da música americana, estourou em popularidade nos anos 1980. Entretanto, a indústria artística não tem a mesma paciência de antigamente. Ao menos essa é a opinião do ex-empresário do grupo.
Em um painel durante o evento Kiss Kruise: Land-Locked in Las Vegas (via Ultimate Guitar), Doc McGhee, que agenciou o Bon Jovi entre 1984 e 1991, discutiu os efeitos nocivos da ganância das gravadoras. Muitos artistas da década de 1980 não iriam estourar hoje em dia, ao seu ver — incluindo seus ex-clientes.
Ele disse:
“Eu acho que o Mötley Crüe estouraria de qualquer jeito, porque era tão ‘contagioso’, como a juventude se conectou a eles. Mas eu não acredito que o Bon Jovi conseguiria, pois demorou bastante tempo até a gente chegar em Slippery When Wet (1986)”
Responsável por trazer hits como “Livin’ on a Prayer”, “You Give Love a Bad Name” e “Wanted Dead or Alive”, Slippery When Wet foi o momento de estouro comercial do Bon Jovi. Ao todo, vendeu mais de 15 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
Entretanto, este era o terceiro álbum da banda. McGhee não acha que a indústria foca mais nesse tipo de artista:
“Hoje em dia não tem mais contratos de três álbuns. Temos contrato de um single. Temos 187 mil canções que entram no Spotify todo dia. Isso é loucura. E eles acham que no próximo ano ou dois vai passar de 300 mil por ida.”
Bon Jovi, Doc McGhee e a ganância do mercado
Doc McGhee ainda lamentou como a ganância do mercado interfere até na vida de quem vive de música. Ou tenta viver. Ele explicou:
“A gente costumava ter um ecossistema que permitia todo mundo viver, tipo um recife. Os empresários tinham limites do quanto podiam comer dos peixes, os editores tinham limites também… mas a gente mantinha o recife vivo. Agora, o mundo corporativo veio e matou o recife. Quem surge agora fala: ‘Não consigo fazer dinheiro com turnê, está caro demais. Não consigo exposição no Spotify, em lugar nenhum, porque está tudo poluído, tem informação demais no mundo.”
Segundo o empresário, essas questões leva artistas a abandonar a carreira por empregos mais estáveis. Entretanto, McGhee vê um cantor da nova geração capaz da mesma conexão com o público que os astros de antigamente: Yungblud.
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