Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bon Scott aparece em “You Shook Me All Night Long”, do AC/DC, em versão criada por IA; ouça

Versão criada com a Inteligência Artificial recriou um dos singles presentes no disco 'Back in Black', produzido em memória e homenagem a Bon Scott

Redação Publicado em 15/08/2023, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bon Scott (Foto: Robert Alford / Divulgação)
Bon Scott (Foto: Robert Alford / Divulgação)

Meses antes do falecimento precoce de Bon Scott, o AC/DClançou Highway To Hell, quinto disco de estúdio do grupo e o último projeto que contou com a participação do ex-vocalista. Através da Inteligência Artificial, um perfil no YouTube recriou "You Shook Me All Night Long", single presente no primeiro disco sem Scott.

Henrik Eriksson substituiu a voz de Brian Johnson, vocalista doAC/DC, pela de Scott na faixa presente em Back in Black(1980), disco produzido em memória e homenagem a Bon Scott, vocalista do grupo entre 1974 e 1980 que faleceu aos 33 anos em decorrência de asfixia causada por envenenamento por álcool.

+++ LEIA MAIS: Bon Scott escreveu a letra de 'Back in Black', do AC/DC, antes de morrer? Brian Johnson responde

Na descrição da publicação, Eriksson aponta que a versão criada com o recurso tecnológico “não deve ser levada muito a sério”, já que não é profissional. Ouça a versão feita por IA de “You Shook Me All Night Long”, do AC/DC, com vocais de Bon Scott, na íntegra abaixo:

[Se o player do Youtube não estiver funcionando automaticamente, clique aqui.]

Por mais que o falecido cantor não tenha qualquer crédito na canção, o biógrafo Jesse Fink acredita que “You Shook Me All Night Long” seja uma composição do próprio. Em entrevista ao site Ultimate Classic Rock em 2017, o escritor explicou a hipótese.

"Sempre senti que "You Shook Me All Night Long" era uma música de Bon, sem evidências além das convicções de pessoas que o conheciam. Caras como Doug Thaler (antigo empresário do AC/DC nos Estados Unidos) diziam: ‘você pode apostar sua vida que Bon escreveu a música’. E ele era um grande amigo de Bon. [...] Não há evidências, além da informação que coloquei no livro Bon: The Last Highway, que, certamente, daria credibilidade à teoria.”

+++ LEIA MAIS: Bon Scott, do AC/DC, estava farto da fama antes de morrer, diz ex-colega de banda

Sétimo álbum de estúdio do AC/DC (sexto na discografia internacional), Back in Black(1980) trazem arte de capa toda preta e título como sinais de luto em tributo a Bon Scott. Além de “You Shook Me All Night Long”, outras três faixas foram lançadas como singles: “Hells Bells”, “Back In Black” e “Rock And Roll Ain’t Noise Pollution”