O vocalista do U2 perdeu a mãe, Iris, quando tinha apenas 14 anos
Bono revelou que após a morte da mãe, sua família não falou mais a respeito dela. Em entrevista ao podcast Kelly Corrigan Wonders (via People), o vocalista do U2 conversou sobre Iris, que morreu quando ele tinha apenas 14 anos.
"Eu tenho pouquíssimos detalhes sobre minha mãe e escrevi o livro [Surrender] para tentar puxar algumas dessas lembranças daquele rio que passa pela vida com tudo, com sua vida nele, e de repente passou por você", contou. "E eu pensei, não quero que as lembranças da minha mãe passem completamente por mim. E elas eram cada vez menos e menos."
O cantor confessou que nem mesmo seu irmão Norman, sete anos mais velho, tem memórias vívidas de sua mãe: "Isso porque quando ela morreu eu tinha 14 anos, e meu pai simplesmente não falava sobre ela. Nós não falávamos sobre ela. Uma situação muito típica dos homens irlandeses. Então, não consigo lembrar como ela falava. Mas me lembro dos sentimentos".
"Lembro-me das brincadeiras. Lembro-me do humor. Lembro-me de que ela podia ligar a chaleira. E uma solucionadora de problemas", continuou Bono.
Em seu livro de memórias, Surrender: 40 Songs, One Story (2022), o artista irlandês revelou que Iris colapsou no funeral do pai dela em 1974 e morreu em um hospital de Dublin, dias após sofrer um aneurisma.
"Eu acho que foi pior do que isso. Que raramente pensamos nela novamente", escreveu sobre seu pai, Bob, e seu irmão. "Éramos três homens irlandeses e evitávamos a dor que sabíamos que viria ao pensar e falar sobre ela."
"Iris (Hold Me Close)", incluída no álbum Songs of Innocence (2014), do U2, homenageia Iris.