Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / BAIXA NA FORMAÇÃO

Brad Delson está fora dos shows do Linkin Park devido à saúde mental, segundo Mike Shinoda

Guitarrista esteve envolvido com as gravações do novo álbum From Zero e é listado como integrante, mas tem sido substituído nos shows por Alex Feder

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 18/11/2024, às 18h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brad Delson e Mike Shinoda com o Linkin Park em 2017 (Foto: Rich Fury/Getty Images)
Brad Delson e Mike Shinoda com o Linkin Park em 2017 (Foto: Rich Fury/Getty Images)

O envolvimento real de Brad Delson com a atual fase do Linkin Park, reativado com Emily Armstrong no vocal e Colin Brittain na bateria, deixou fãs curiosos. Quando anunciou seu retorno, no início de setembro, a banda transmitiu um show ao vivo no YouTube — e Delson não estava lá. Porém, ele aparecia nas fotos promocionais e era citado como integrante no comunicado que confirmou o novo álbum, From Zero.

No dia seguinte à livestream, Brad publicou uma nota para dizer que participaria do grupo apenas nas atividades em estúdio. Nos shows, Alex Feder estaria em seu lugar. Além dos nomes já citados, o cantor e multi-instrumentista Mike Shinoda, o baixista Dave “Phoenix” Farrell e o DJ Joe Hahn completam a formação.

Além do comunicado pouco esclarecedor de Delson, nada se sabia a respeito do assunto. Até agora. Shinoda concedeu entrevista ao Zach Sang Show (via Blabbermouth) e, ao discutir a chegada de Brittain, acabou compartilhando algumas informações adicionais sobre o guitarrista.

Inicialmente, Mike comentou que Colin seria apenas um dos compositores e produtores de From Zero. Todavia, o fato de o baterista original Rob Bourdon ter optado por não se envolver com a reativação do grupo fez com que uma vaga surgisse.

Colin Brittain faria parte do processo (do novo álbum do Linkin Park, From Zero) apenas como compositor e coprodutor. Amo trabalhar com Colin. Eu o conheci em sessões e o trouxe para ajudar. Mas vimos que precisaria de alguém para tocar bateria e, como sabia que era seu instrumento principal, ofereci a ele. Isso o afastaria da carreira de produção.”

Em seguida, a situação de Delson foi mencionada. De acordo com Shinoda, o guitarrista lida com questões de saúde mental que o impedem de realizar turnês.

Caso alguém não entenda a dinâmica, Brad é nosso guitarrista — ele está na banda —, mas ele percebeu que em termos de… é meio que uma questão de saúde mental. Ele não gosta de turnês e do estilo de vida de shows ao vivo. Então, ele é nosso guitarrista, mas ele não está tocando ao vivo.”
Brad Delson (Foto: Rich Fury/Getty Images)

A chegada de Alex Feder, inclusive, foi uma escolha de Brad Delson. Contudo, por um momento, ofereceu-se a possibilidade de Brittain se tornar o guitarrista em turnês e não o baterista efetivo. Mike declara:

Brad escolheu Alex para tocar suas partes ao vivo e eles se dão muito bem. Mas na época, não conhecíamos Alex, então perguntamos a Colin: ‘Brad precisa de alguém para tocar guitarra e nós precisamos de um baterista. Você faz os dois igualmente bem. O que você gostaria de fazer?’. Era como uma criança em uma loja de doces. Acho que ele disse: ‘Não acredito no que você está me perguntando agora’. Ele estava tão animado.”

O comunicado de Brad Delson

No já mencionado comunicado de setembro (via site Igor Miranda), Brad Delson disse estar animado pelo “novo capítulo” do Linkin Park e destacou como todos os envolvidos acreditavam ser possível algo que era tido como, no mínimo, improvável, também agradecendo pelo apoio dos fãs. 

Sobre sua ausência nos shows, porém, afirmou:

Sempre me senti profundamente conectado e orgulhoso de nossas apresentações ao vivo. Ao longo dos anos, percebi que prospero mais quando estou trabalhando ativamente com meus companheiros de banda nos bastidores — no estúdio, colaborando em nossa nova música e ajudando a construir nosso show. Estou muito orgulhoso de tudo o que continuamos a criar juntos.”

Na sequência, apresentou Alex Feder, que fez carreira anteriormente acompanhando artistas como Enrique Iglesias e Laura Pergolizzi.

Embora eu não vá me apresentar em turnê neste novo capítulo, estou super animado para apresentar Alex Feder — meu belo representante na estrada. Alex é um músico de classe mundial, um amigo gentil e atencioso, e somos realmente sortudos que ele estará contribuindo com seu talento único para o nosso universo LP. Olhos novos, apreciação honesta e trabalho em equipe dedicado nos trouxeram a este momento especial. O privilégio de compartilhar nossa criatividade com você. Obrigado por se juntar a nós na jornada.”

+++LEIA MAIS: A mensagem simbólica usada para encerrar novo álbum do Linkin Park

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.