Guitarrista esteve envolvido com as gravações do novo álbum From Zero e é listado como integrante, mas tem sido substituído nos shows por Alex Feder
Publicado em 18/11/2024, às 18h36
O envolvimento real de Brad Delson com a atual fase do Linkin Park, reativado com Emily Armstrong no vocal e Colin Brittain na bateria, deixou fãs curiosos. Quando anunciou seu retorno, no início de setembro, a banda transmitiu um show ao vivo no YouTube — e Delson não estava lá. Porém, ele aparecia nas fotos promocionais e era citado como integrante no comunicado que confirmou o novo álbum, From Zero.
No dia seguinte à livestream, Brad publicou uma nota para dizer que participaria do grupo apenas nas atividades em estúdio. Nos shows, Alex Feder estaria em seu lugar. Além dos nomes já citados, o cantor e multi-instrumentista Mike Shinoda, o baixista Dave “Phoenix” Farrell e o DJ Joe Hahn completam a formação.
Além do comunicado pouco esclarecedor de Delson, nada se sabia a respeito do assunto. Até agora. Shinoda concedeu entrevista ao Zach Sang Show (via Blabbermouth) e, ao discutir a chegada de Brittain, acabou compartilhando algumas informações adicionais sobre o guitarrista.
Inicialmente, Mike comentou que Colin seria apenas um dos compositores e produtores de From Zero. Todavia, o fato de o baterista original Rob Bourdon ter optado por não se envolver com a reativação do grupo fez com que uma vaga surgisse.
Colin Brittain faria parte do processo (do novo álbum do Linkin Park, From Zero) apenas como compositor e coprodutor. Amo trabalhar com Colin. Eu o conheci em sessões e o trouxe para ajudar. Mas vimos que precisaria de alguém para tocar bateria e, como sabia que era seu instrumento principal, ofereci a ele. Isso o afastaria da carreira de produção.”
Em seguida, a situação de Delson foi mencionada. De acordo com Shinoda, o guitarrista lida com questões de saúde mental que o impedem de realizar turnês.
Caso alguém não entenda a dinâmica, Brad é nosso guitarrista — ele está na banda —, mas ele percebeu que em termos de… é meio que uma questão de saúde mental. Ele não gosta de turnês e do estilo de vida de shows ao vivo. Então, ele é nosso guitarrista, mas ele não está tocando ao vivo.”
A chegada de Alex Feder, inclusive, foi uma escolha de Brad Delson. Contudo, por um momento, ofereceu-se a possibilidade de Brittain se tornar o guitarrista em turnês e não o baterista efetivo. Mike declara:
Brad escolheu Alex para tocar suas partes ao vivo e eles se dão muito bem. Mas na época, não conhecíamos Alex, então perguntamos a Colin: ‘Brad precisa de alguém para tocar guitarra e nós precisamos de um baterista. Você faz os dois igualmente bem. O que você gostaria de fazer?’. Era como uma criança em uma loja de doces. Acho que ele disse: ‘Não acredito no que você está me perguntando agora’. Ele estava tão animado.”
No já mencionado comunicado de setembro (via site Igor Miranda), Brad Delson disse estar animado pelo “novo capítulo” do Linkin Park e destacou como todos os envolvidos acreditavam ser possível algo que era tido como, no mínimo, improvável, também agradecendo pelo apoio dos fãs.
Sobre sua ausência nos shows, porém, afirmou:
Sempre me senti profundamente conectado e orgulhoso de nossas apresentações ao vivo. Ao longo dos anos, percebi que prospero mais quando estou trabalhando ativamente com meus companheiros de banda nos bastidores — no estúdio, colaborando em nossa nova música e ajudando a construir nosso show. Estou muito orgulhoso de tudo o que continuamos a criar juntos.”
Na sequência, apresentou Alex Feder, que fez carreira anteriormente acompanhando artistas como Enrique Iglesias e Laura Pergolizzi.
Embora eu não vá me apresentar em turnê neste novo capítulo, estou super animado para apresentar Alex Feder — meu belo representante na estrada. Alex é um músico de classe mundial, um amigo gentil e atencioso, e somos realmente sortudos que ele estará contribuindo com seu talento único para o nosso universo LP. Olhos novos, apreciação honesta e trabalho em equipe dedicado nos trouxeram a este momento especial. O privilégio de compartilhar nossa criatividade com você. Obrigado por se juntar a nós na jornada.”
+++LEIA MAIS: A mensagem simbólica usada para encerrar novo álbum do Linkin Park
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.