Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Brian Eno e outros artistas creditam a Terra como compositora para ativismo ambiental

Anna Calvi, Jacob Collier, Brian Eno e mais artistas irão reverter royalties de composição para causas ambientais

Dimitrius Vlahos Publicado em 02/03/2023, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brian Eno (Foto: Oli Scarff/Getty Images)
Brian Eno (Foto: Oli Scarff/Getty Images)

A Terra é a mais nova compositora musical na área. Brian Eno e outros artistas passarão a incluir o planeta como coautor das próprias músicas em iniciativa para arrecadar fundos para causas ambientais, segundo o jornal The Guardian.

"É uma construção poética... uma ideia linda," descreveu o músico. Jacob Collier, vencedor de cinco prêmios Grammy, será um dos primeiros a lançar faixa com créditos à Terra. Porcentagem dos royalties definida pelos próprios artistas será destinada de forma perpétua à EarthPercent, instituição fundada por Eno que arrecada dinheiro na indústria da música para ativismo ambiental.

+++ LEIA MAIS: Brian Eno: Artistas são 'c***** capitalistas' com NFTs, segundo músico

Rostam Batmanglij, antigo integrante do Vampire Weekend e artista solo atualmente, definiu o projeto como "um uso inteligente do dinheiro gerado pela nossa propriedade intelectual." Anna Calvi, Mount Kimbie, Erland Cooper e Aurora são outros músicos que aderiram à proposta.

A autora de "Runaway" declarou: "Estou escrevendo meu próximo disco. É um álbum sobre interconectividade e a arte da coexistência. Não há professora melhor que a Mãe Natureza. Não há lar melhor, ou provedor. Não há lugar melhor que a Terra. É por isso que quero fazer esse disco todo com a Mãe Natureza como co-autora, porque sem ela não haveria música"

A instituição espera arrecadar US$ 100 milhões até 2030. O dinheiro deve ser gasto para reduzir o impacto ambiental da indústria da música, além de buscar renovação da natureza.