CONSELHOS DO MESTRE

O único conselho de Bruce Dickinson para outros músicos

Vocalista do Iron Maiden ainda revela que poder viver dentro do mundo de suas canções é sua parte preferida de trabalhar neste segmento

Pedro Hollanda (@phollanda21)

Bruce Dickinson, do Iron Maiden - Foto: Leca Suzuki @lecasuzukiphoto para Rolling Stone Brasil
Bruce Dickinson, do Iron Maiden - Foto: Leca Suzuki @lecasuzukiphoto para Rolling Stone Brasil

Bruce Dickinson está nos holofotes há quase 50 anos — dos primórdios de sua carreira no Samson até atingir a fama com o Iron Maiden. Seu segredo para o sucesso é bem simples e envolve confiar no próprio gosto.

Em entrevista à AMFM Magazine (via Ultimate Guitar), o frontman compartilhou que, ao seu ver, artistas precisam produzir de acordo com seus interesses. Dickinson não mediu palavras àqueles que buscam suprir demandas do público.

Ele disse:

“O único conselho que posso dar é que: você precisa fazer o que ama. Não faça o que outras pessoas querem ouvir, porque ninguém vai te agradecer por isso. Mesmo se tiver sucesso, ninguém vai te respeitar por isso.”

Bruce Dickinson no The Town 2025 (Foto: Leca Suzuki/@lecasuzukiphoto)
Bruce Dickinson no The Town 2025 (Foto: Leca Suzuki @lecasuzukiphoto)

O cantor, que também é piloto de avião e esgrimista, sempre fez questão de ter orgulho dos seus interesses. Ao seu ver, isso é chave para a felicidade:

“Se em algum ponto alguém pergunta: ‘Olhando para trás na sua carreira, o que foi a melhor coisa dela?’. Eu quero ser capaz de responder: “Bem, eu amei o que fiz, e pessoas respeitaram, e respeitaram a minha honestidade, integridade e coisas assim’. Porque isso é tudo que você tem como artista.”

Ele continuou:

“Não importa quanto dinheiro você tem, se não tiver respeito ou integridade. Você pode ir pro seu canto contar seu dinheiro, mas pessoas vão olhar para você e pensar: ‘Já passou da sua hora, porque você vendeu sua alma.”

Bruce Dickinson e o seu amor por trabalhar com música

Em relação ao que ele ama sobre ser um cantor, Dickinson surpreendeu. Segundo o vocalista do Iron Maiden, não são as regalias vindas com a fama, mas sim a experiência de viver dentro de uma música.

Bruce disse sempre ter sido uma pessoa criativa desde criança. As histórias fantásticas contidas nas letras do seu grupo mais famoso e no seu projeto solo proporcionam a possibilidade de manter sua imaginação ativa até hoje.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: A prova de que o Iron Maiden não deve tocar no Rock in Rio 2026
+++ LEIA MAIS: O que impede o Iron Maiden de trabalhar em um novo álbum?
+++ LEIA MAIS: As bandas de rock que Márcio Canuto fez questão de viajar o mundo para ver

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: bruce dickinson, Iron Maiden