ENTREVISTA

Bruce Springsteen sobre seu novo filme-concerto: “Nosso objetivo era resgatar a bandeira”

Em uma nova entrevista à Rolling Stone, Springsteen detalha a versão cinematográfica de sua turnê Land of Hope and Dreams e revela que tem dois álbuns de material inédito em produção

ANDY GREENE

Bruce Springsteen sobre seu novo filme-concerto: "Nosso objetivo era resgatar a bandeira" (Divulgação)

No início deste ano, Bruce Springsteen não tinha planos imediatos de levar a E Street Band de volta à estrada. Eles haviam feito turnês intensas nos três anos anteriores e estava na hora de uma pausa prolongada. Mas, apenas sete dias após o início do ano, Renée Good foi morta por um agente do ICE enquanto protestava em Minneapolis. Apenas 17 dias depois, Alex Pretti foi baleado e morto durante um confronto com dois agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

Springsteen respondeu com a canção de protesto “Streets of Minneapolis”, na qual homenageou Good e Pretti nominalmente e atribuiu a culpa por suas mortes ao “Rei Trump”. Mas aquilo não parecia suficiente. Ele sabia que precisava levar sua mensagem por toda a América.

A turnê Land of Hope and Dreams teve início em 31 de março, em Minneapolis. E, se a faixa com os dizeres “No Kings” estampada no pôster da turnê não fosse suficientemente direta, Springsteen deixou claro seu posicionamento antes mesmo de tocar a primeira nota naquela noite de estreia. “A América que eu amo”, bradou ele, “a América sobre a qual escrevo há 50 anos, que tem sido um farol de esperança e liberdade em todo o mundo, está atualmente nas mãos de uma administração corrupta, incompetente, racista, imprudente e traidora.”

Ele proferiu aquele discurso palavra por palavra e apresentou um repertório de músicas com forte carga política — incluindo “Born in the U.S.A.”, “Death to My Hometown”, “Long Walk Home” e “Youngstown” — ao longo de 20 shows nos dois meses seguintes. Além disso, abriu e fechou a sequência de músicas com duas regravações: “War”, de Edwin Starr, e “Chimes of Freedom”, de Bob Dylan.

Quando a turnê foi encerrada em 30 de maio na Xfinity Mobile Arena, na Filadélfia, os diretores Chris Hilson e Thom Zimny ​​registraram imagens para um filme-concerto que Springsteen está lançando em partes no YouTube. As sete primeiras músicas (“War”, “Born in the U.S.A.”, “Death to My Hometown”, “Clampdown”, “No Surrender” e “Darkness on the Edge of Town”) já estão disponíveis sob o título Bruce Springsteen and the E Street Band: Land of Hope and Dreams American Tour (Philadelphia Freedom Cut).

Na véspera do lançamento, Springsteen ligou para a Rolling Stone para falar sobre a turnê, o filme-concerto, o momento político que ainda vivemos, seu próximo álbum, futuras séries-concertos, suas opiniões sobre as eleições de meio de mandato e muito mais.

Onde você está agora?

Estou em Nova Jersey. Acabei de sair do mar.

Parece ótimo. Bem, a maioria das grandes turnês de rock é planejada com cerca de um ano de antecedência. Não foi o caso desta.

Bom, nós tínhamos feito algo parecido — embora não tão focado — na Europa, na primavera e no início do verão anteriores. E, devido ao conteúdo do material e à natureza do show, eu disse: “Preciso fazer isso nos Estados Unidos em algum momento”. Então, rapidamente agendamos 20 shows e decidimos trazê-lo para cá. Foi basicamente isso o que aconteceu.

Quais eram seus objetivos ao realizar esses shows? Você está tentando mudar a opinião das pessoas? Reunir gente que pensa da mesma forma? Canalizar sua indignação?

Não tenho objetivos rígidos. Basicamente, estou lá para tocar aquelas músicas e transmitir a mensagem delas. Aconteceu o episódio de Minneapolis, então escrevi “Streets of Minneapolis”, e isso acabou impulsionando todo o projeto. Pensei: “Certo, então precisamos sair e tocar essa música”. Depois, montei um repertório que basicamente reunia material que eu vinha compondo ao longo dos últimos 50 anos e que, graças à estrutura da apresentação, acabou ganhando uma roupagem atual. Essa era a ideia. Era um retrato do estado da nação para 2026.

Naquele breve intervalo entre o anúncio e o início da turnê, a guerra no Irã começou. Como isso mudou o tom do show para você?

Bem, primeiro eu fiquei pensando em como abordaria isso, porque sentia que era algo que precisava ser tratado. E fiquei refletindo… Geralmente, quando o país entra em guerra, as pessoas se unem e apoiam o próprio lado. Mas eu tentava pensar: “Bom, qual é a maneira de abordar isso de forma equilibrada?” Lembrei-me de que tínhamos feito uma versão de “War” em 1985.

Então, havia aquele discurso que você vê no início do [filme], no qual eu recito uma série de coisas e, depois, “paz ao invés de…” — bum — “guerra!”. E, assim que chegamos a esse ponto, soubemos que era dessa forma que o espetáculo começaria. Achei que foi uma das melhores aberturas de show que já tivemos.

“War” emendou diretamente em “Born in the U.S.A.”, o que foi simplesmente incrível.

Isso resgatou “Born in the U.S.A.” e a recontextualizou, permitindo que a mensagem fosse claramente compreendida. Não restavam dúvidas sobre o tema da música ao ouvi-la logo após “War” e antes de “Death to My Hometown”.

Você tocou “Born in the U.S.A.” em tantos shows na Europa nos últimos anos, mas quase nunca nos Estados Unidos. Você a evitou aqui porque, mesmo depois de todos esses anos, muitos americanos ainda não a compreendem?

É. A situação era um pouco incerta para mim nos EUA, e eu nunca conseguia realmente cantá-la com a confiança necessária para algo desse tipo. Já na Europa, por algum motivo… Temos um público enorme lá que se interessa muito pelos Estados Unidos e pelas ideias americanas. Eles são profundamente ligados à banda. E, simplesmente, sempre pareceu mais natural tocá-la lá, onde ela era mais bem compreendida.

Mas, desta vez — e não me lembro exatamente como ela acabou naquela posição —, eu a tinha originalmente no início do repertório. Ela abria o show porque passava a mensagem: “Certo, este é o show em que nos envolvemos na bandeira. Nosso objetivo é resgatar a bandeira”. E assim ela abria a apresentação até que surgiu “War”; aí, obviamente, as duas funcionaram muito bem juntas.

Você tocou “Darkness on the Edge of Town” muitas vezes ao longo dos anos, mas a letra pareceu muito diferente quando veio depois de “Clampdown” e “No Surrender”, do The Clash.

É. E era isso que deveria ter acontecido, basicamente, com quase todas as músicas que tocamos no repertório. Elas foram apenas ligeiramente realinhadas, redefinidas e recontextualizadas para aquele momento. Se tínhamos um objetivo, era esse. E, ao final da noite, ouvia-se uma espécie de retrato do estado da nação. Quando você ouve “Darkness” nesse contexto, ela ganha muitas nuances diferentes. É, simplesmente, uma das minhas melhores músicas. Ela é apocalíptica — tem uma natureza pessoalmente apocalíptica. Ali, ela foi simplesmente poderosa.

Eu estava lá na noite de estreia, quando você tocou “Streets of Minneapolis” com uma banda pela primeira vez. A música realmente me lembrou “Ohio”, do Neil Young. Em ambos os casos, o governo matou seus próprios cidadãos, e logo surgiu uma canção que citava o presidente pelo nome, sem medo.

É, ela nasceu muito sob a influência de “Ohio”. E foi uma música que escrevi apenas para aquele momento. Eu não sabia o que o futuro reservava para ela; foi composta especificamente para aquela ocasião. Recebi um bom conselho do Tom Morello quando estava receoso de ter exagerado no tom de pregação política. Ele me disse aquela frase clássica: “A sutileza é maravilhosa, mas às vezes você precisa chutar os dentes deles”. Percebi: “Certo, este é o momento”. E é isso que a música faz.

Vocês estão lançando o filme em partes agora, sincronizando com as eleições de meio de mandato?

Bem, não foi planejado especificamente para coincidir com as eleições de meio de mandato mas, se isso acontecer, ótimo. Na verdade, pedimos apenas ao Thom [Zimny] que trabalhasse nas sete primeiras músicas para ver o resultado. Eu não sabia como o show estava ficando na filmagem. Basicamente, ele fez a montagem e a edição, e conseguimos um bom som nessas sete primeiras partes. Quando vi o material, disse: “Isso precisa ser lançado agora”.

Não posso esperar mais três ou quatro meses para que o restante do show seja editado e finalizado. A ideia por trás de tudo — a turnê pop-up — era justamente a imediatismo e o viver o agora, oferecendo algo que eu sentia que o público, o meu público, precisava naquele momento.

Então, assim que vi o material, disse: “Isso vai sair agora”. Todos perguntaram: “Bom, e o que fazemos com o restante?” Eu respondi: “Vamos lançar em partes, é isso que vamos fazer”. E, basicamente, é isso mesmo. Vocês receberão umas sete músicas divididas em quatro etapas e, no final, terão o trabalho completo.

Acho que o impacto é maior dessa forma. Na minha visão, as sete primeiras músicas têm um impacto enorme, justamente por durarem apenas 40 minutos. Qualquer pessoa consegue reservar esses 40 minutos para entender o que estávamos tentando fazer. São 40 minutos que transmitem tudo o que queríamos dizer.

O repertório não mudava muito de uma noite para a outra. A sua experiência na Broadway mudou a forma como você encarava a montagem do show?

Não. Simplesmente, depois que definimos aquele repertório, não era o caso de inserir “Darlington County” ou qualquer outra música no meio. Simplesmente não faria sentido. Aquele repertório era como um romance próprio, para o bem ou para o mal. Assim que chegamos a ele — com exceção de… Acho que incluímos “Clampdown” ao longo do caminho —, nós o mantivemos do início ao fim. Foi divertido, porque o show vai ganhando mais profundidade à medida que avança. A apresentação na Filadélfia, que tivemos a sorte de filmar, foi um dos pontos altos da turnê.

Muitos fãs presumiram que vocês filmariam o grande show no estádio em D.C. Por que escolheram a Filadélfia?

Bom, não filmamos D.C. porque queríamos registrar duas noites que fossem parecidas, para poder intercalar as imagens. Se não me engano, filmamos em Boston e na Filadélfia, mas acabamos usando apenas a Filadélfia. Esse foi o motivo. O show em D.C. foi uma apresentação única; foi um show incrível, ao ar livre, naquele estádio de beisebol. Tivemos tantos shows bons nesta turnê… E a banda estava tocando com uma energia avassaladora na reta final. Então, quando chegamos à Filadélfia, o show simplesmente explodiu. Foi maravilhoso.

Tenho certeza de que você percebeu que, ao fazer uma turnê como essa — apesar de tudo o que já havia feito e dito antes —, acabaria perdendo alguns fãs que apoiam Trump. Alguns certamente disseram: “Para mim, isso é a gota d’água. Estou fora”. Mas, se a alternativa fosse ficar calado, imagino que você considere que vale a pena pagar esse preço.

Bem, já estou velho e faço o que quero — algo que, na verdade, sempre fiz a vida toda. Sempre gravei os discos que queria e, depois, fui atrás do público para eles. Com este espetáculo, foi a mesma coisa. Era o show que eu queria fazer, a história que eu queria contar. Fui em busca do público, e tenho certeza de que houve pessoas — e li relatos de gente que reagiu com veemência ao conteúdo do show —, mas é assim que as coisas acontecem. E, para mim, isso está tudo bem agora.

Você vai tocar no show do Tom Morello em D.C. no mês que vem. Vai fazer mais alguma coisa antes das eleições de meio de mandato, ou essa será sua única apresentação?

Única apresentação. O Tom organizou o evento e me convidou — depois de tudo o que ele fez por mim nesta turnê, na qual foi uma parte realmente importante da banda. Eu disse: “Claro, cara, estarei lá”. Vamos tocar algumas músicas juntos, e vou ver o que mais vai rolar.

Quando conversamos no ano passado, você me disse que tinha um novo álbum solo totalmente pronto. Quais são os seus planos para ele agora?

Bom, estou trabalhando em alguns discos no momento. Um deles eu realmente finalizei; está pronto. Estou trabalhando neste outro que, devido à natureza do material, pareceu-me que deveria ser lançado primeiro. Então, é essa a situação: estou tentando finalizar esse e gostaria de lançá-lo antes. Já o outro disco que fiz não depende de um momento específico; pode ser lançado a qualquer hora e funcionará bem.

É um disco solo ou um disco com a E Street?

É uma surpresa. [Risos.]

Faz sentido. Você sabe quando isso vai sair, quando a surpresa será revelada?

No momento, não sei. Espero que seja o mais breve possível, é claro.

Você sente falta de fazer turnês? Sente aquela vontade de voltar à estrada?

Bem, nós fizemos bastante turnê; fizemos turnê na primavera passada e também nesta primavera. E, hoje em dia, é isso que gosto de fazer. Gostaria de sair e fazer uns 20 ou 30 shows. Não imagino que vá acontecer novamente uma turnê da E Street com 140 shows; o tempo é muito curto agora. Mas imagino, sim, uma boa sequência de turnês mais curtas, passando por lugares diferentes em momentos distintos. E a banda está tocando muito bem. Na minha opinião, quem viu este show assistiu a uma das melhores apresentações que já fizemos. A banda está tocando tão bem que vivemos momentos felizes ali, e isso vai continuar.

Há um grupo expressivo de fãs que sente falta daqueles shows mais espontâneos, em que vocês aceitavam cartazes da plateia e faziam grandes mudanças no repertório de uma noite para a outra. Vocês poderiam fazer uma turnê assim novamente no futuro?

Não sei. Não quero fazer promessas. Simplesmente não sei o que vou fazer a seguir nem o que vai me motivar a seguir por um determinado caminho. Shows assim podem acabar acontecendo, ou posso criar algo totalmente ou parcialmente diferente; então, não dá para dizer com certeza.

Voltando à política para encerrar: parece haver uma guerra civil se formando no Partido Democrata entre o grupo da DSA e a ala mais tradicional do partido. Você teme que isso fique feio e complique a tarefa de derrotar Vance — ou quem quer que os Republicanos indiquem — em 2028?

Bem, é claro que isso é uma preocupação. Há candidatos por aí de quem gosto. Na verdade, não tenho muito a dizer sobre isso no momento. E, obviamente, eles querem retomar a Câmara e — se Deus quiser — o Senado, e fazer com que os últimos dois anos do mandato de Trump sejam os mais miseráveis ​​de sua vida, se é que isso é possível. E é isso que eu gostaria de ver acontecer.

Estou otimista. O índice de aprovação do Trump está no nível mais baixo de todos os tempos. Acho que o país finalmente está de saco cheio dessa merda.

Acredito que isso seja verdade.

Então, você está otimista de que, talvez em 2028 e nos anos seguintes, os Estados Unidos deem a volta por cima e deixem tudo isso para trás?

Eu sempre mantenho a esperança.

LEIA TAMBÉM: Elton John escolhe estar no Rock in Rio e faz disso um acontecimento

TAGS: Bruce Springsteen