APELO

Fãs de BTS lançam abaixo-assinado pedindo cadeiras na pista de shows no Brasil

Medida visa ampliar segurança, conforto e organização do público, com circulação e evacuação facilitadas; ideia não é transformar pista em setor sentado

Igor Miranda (@igormirandasite)

BTS
BTS - Foto: Manny Carabel/FilmMagic via Getty

Fãs brasileiros do BTS lançaram o abaixo-assinado BTS no Brasil: Cadeiras nas Áreas de Pista 1, na plataforma Change.org. Na petição, o público solicita à produtora Live Nation a instalação de cadeiras nas áreas de pista dos shows do grupo no país, agendados para os dias 28, 30 e 31 de outubro em São Paulo.

A medida visa ampliar a segurança, o conforto e a organização do público. Não é, de forma alguma, um mero incentivo para que a plateia assista às apresentações sentada.

Em menos de 24 horas, a iniciativa ultrapassou 10 mil assinaturas. Até o fechamento desta matéria, havia mais de 17 mil apoios.

Conforme comunicado enviado pela Change.org, os fãs destacam que, em shows anteriores do grupo no país, a grande lotação das pistas e as longas horas de espera em pé já representavam desafios significativos. Desde então, o cenário de grandes eventos no Brasil se agravou com episódios recentes de superlotação, falta de água gratuita e emergências médicas, reforçando a necessidade de medidas preventivas.

Desta forma, a proposta prevê cadeiras sem numeração fixa, organizadas por ordem de chegada, sem a intenção de transformar a pista em um setor sentado. O objetivo é:

  • garantir espaço mínimo individual;
  • facilitar a circulação e evacuação em emergências;
  • melhorar a visibilidade das equipes de segurança e saúde;
  • permitir pausas para descanso, especialmente diante das frequentes ondas de calor no país.

Além das cadeiras, a petição demanda:

  • comunicação clara sobre regras de segurança;
  • reforço das equipes no local;
  • distribuição gratuita de água ou liberação da entrada com garrafas plásticas reutilizáveis.

O abaixo-assinado está disponível no site Change.org. Até o momento, a Live Nation não se pronunciou.

BTS no Brasil

O fenômeno sul-coreano BTS está finalmente pronto para reencontrar seus fãs, incluindo os brasileiros. Após um hiato de quase quatro anos para o cumprimento do serviço militar obrigatório na Coreia do Sul, o septeto do K-pop anunciou oficialmente seu retorno aos palcos com uma turnê mundial que irá passar pelo Brasil em 2026.

As datas para as apresentações em solo brasileiro já estão marcadas: 28, 30 e 31 de outubro de 2026. A cidade escolhida, como era de se esperar, foi São Paulo, mas um detalhe fundamental ainda é mantido sob sigilo pela produtora Live Nation: onde exatamente RMJinSuga, J-HopeJiminV e Jungkook irão se apresentar?

Embora o local não tenha sido revelado, o ARMY (como são chamados os fãs do grupo) já iniciou um verdadeiro trabalho de investigação. Em 2019, o grupo lotou o Allianz Parque em duas noites. No entanto, o retorno em 2026 traz um conflito de agenda que pode forçá-los a buscar um novo endereço para o espetáculo desta vez.

Iron Maiden se apresenta em São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 25 e 27 de outubro, datas extremamente próximas às do BTS. Devido à complexidade logística de montagem e desmontagem dos palcos, a coincidência torna o estádio do Palmeiras uma opção improvável para os sul-coreanos neste ano.

Com o Allianz ocupado, os olhos se voltam para o Morumbis, e o estádio do São Paulo surge como o provável destino do BTS em 2026. O local também tem tradição em abrigar grandes turnês internacionais e oferece a capacidade necessária para os três shows anunciados — inclusive, maior que a do estádio palmeirense.

Fãs de BTS acampam por ingressos

Mesmo sem a confirmação do local ou o início oficial das vendas, a paixão do ARMY já se manifesta nas ruas. Na Zona Sul de São Paulo, barracas começaram a surgir em frente a pontos de venda físicos desde o início de janeiro.

A “febre” é tamanha que nem a falta de informações oficiais sobre preços ou o endereço do show desencoraja quem espera há anos pelo reencontro. Uma fã acampada no local disse ao g1:

“A gente sabia que ia ter a turnê, mas ainda não era certeza. Quando teve o anúncio, já pensamos: temos que ir para lá agora. Vou ficar aqui até sair com meu ingresso. Por mais que tenha o perrengue, mas estar aqui te passa a segurança que você sabe que vai conseguir seu ingresso.”

Retorno do grupo

O ano de 2026 marca o início de uma nova era para o BTS. Além da turnê, o grupo planeja o lançamento de um novo álbum de estúdio em março, o primeiro trabalho completo desde Be (2020).

+++ LEIA MAIS: BTS anuncia 3 shows no Brasil em 2026; cidade, datas e mais
+++ LEIA MAIS: BTS lançará novas músicas em março — e sairá em turnê
+++ LEIA MAIS: O ano do BTS: Tudo o que sabemos sobre o retorno da banda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: BTS