Com o tempo como protagonista, vídeo celebra as raízes afroindígenas de cantor mineiro, enquanto revisita álbum de estreia lançado em 2023
"Passageiro acho que ensina o título da obra, né?! Que a gente realmente não tem de se apegar, as coisas passam." É assim, como aprendizado, que Caio resume seu álbum de estreia. Lançado no segundo semestre de 2023, Passageiro completa agora um ano. E é para comemorar o marco que o cantor mineiro lança mão agora de um vídeo manifesto, em que celebra a passagem do tempo.
Dirigido por Bruno Rubim e com direção de fotografia de Caio Humb, o vídeo foi filmado em Maricá, no Rio de Janeiro. Nele, Caio resgata sua ancestralidade afroindígena e revisita o tema principal do álbum e da música, colocando a humanidade como a materialização do tempo.
O vídeo manifesto de "Passageiro" tem Anderson Polim, Dona Lídia e Sol no elenco, além do próprio Caio, que também dirige e narra a peça. Confira abaixo:
À Rolling Stone Brasil [veja a entrevista abaixo], Caio contou que Passageiro, o álbum, chegou para ele como um processo curativo, entre dúvidas e incertezas que coincidiram com o período da pandemia de covid-19.
"Eu questionei se fazia sentido continuar na música, fiquei revisitando toda a minha trajetória, e aí músicas foram surgindo, né?! Então Passageiro surgiu como diário de bordo do que eu tava sentindo, mas também como um resumo das minhas vivências até ali."
Caio conta que, para ele, o álbum chegou em um período de transição, "fruto de muita espera", no ele qual se coloca como observador, mas também como agente do tempo, superando o medo de contradizer-se a si próprio.
"Ele me fez, principalmente, olhar e não demorar tanto tempo quando algo não faz mais sentido. Então a gente tem alguma coisa às vezes de convenção social de se forçar a continuar em certas relações, ou até a maneira como a gente se enxerga: 'ah não, então eu me propus a fazer isso, agora eu tenho que continuar fazendo isso para que eu não seja contraditório', mas não é isso."
Assista o clipe de "Passageiro" abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Passageiro é parte do repertório que Caio prepara para Caio, Clara & Cartola, o espetáculo que apresenta dia 5 de novembro pelo projeto Rolling Stone Sessions no Blue Note SP. No show, Caio revisita a própria obra, enquanto explora as influências de Clara Nunes e Cartola. Ingressos à venda na Eventim.
Elenco
Anderson Polim
Caio
Dona Lídia
Sol
Texto e voz
Caio
Direção Criativa
Bruno Rubim, Caio, Caio Humb, Felipe Sassi
Direção
Bruno Rubim
Assist. Direção
Lucas Santiago
Produção
Luciana Alves
Assist. Produção
Natasha Hermes
Direção de Fotografia
Caio Humb
1o Assist. Fotografia
Samuel Fortunato
2o Assist. Fotografia
Tess
Steadycam
Leandro Brígido
Fotografia Still
Schari Kozak
Montagem
Bruno Rubim e Pedro Magalhães
Desenho de Som e Mix
Central do Som (Jorge Raulli)
Colorista
Luciano Azevedo
VFX
Rodrigo Schmier
Motorista
Diego Almeida
Agradecimentos
Trovão Filmes
Luz Rio
Beto
Carol Caddeo