Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Câncer de Branco Mello contribuiu para reunião dos Titãs; entenda

Charles Gavin afirmou que Branco Mello foi principal responsável pela nova turnê dos Titãs

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 19/07/2023, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Titãs (Maya Guimarães)
Titãs (Maya Guimarães)

Charles Gavin acredita que Branco Mello foi o responsável por reunir os Titãs, conforme entrevista ao Splash, do UOL. A banda não se juntava em sua formação original desde que Arnaldo Antunes deixou o grupo, em 1992. Desentendimentos que nunca foram esclarecidos e a saída gradual dos membros teriam sido o motivo da demora de 30 anos para que a turnê Encontro acontecesse.

A possibilidade de um reencontro foi considerada inicialmente por Nando Reis, que recebeu a ideia da produtora. O plano era que os sete músicos fotografassem material de divulgação e exibissem um show protocolar, mas a chegada de Branco Mello à reunião mudou a percepção do grupo. "Era o ingrediente que faltava," disse Charles.

Titãs em show em São Paulo (Emanuela Lemes)
Titãs em show em São Paulo (Emanuela Lemes)

Mello passou por um tratamento que interrompeu sua carreira por sete meses. O cantor e baixista se curou de um câncer na garganta, e o esforço para voltar aos palcos inspirou o resto da banda formada em 1982.

A gente viu a condição dele [Branco Mello], deu aquele senso de urgência: temos que fazer isso agora. Não podemos deixar para depois porque estamos vivos e bem, e vamos fazer da melhor maneira possível. - Charles Gavin

As rusgas entre os Titãs não foram esquecidas, mas a experiência vivida por Branco fez com que eles percebessem que as brigas "não tinham mais importância," afirmou Charles.

+++LEIA MAIS: Alice Fromer fala sobre shows com Titãs: 'É quase como ter meu pai de volta'

Gavin não deixou de lado a lembrança sobre Marcelo Fromer, que morreu em 2001. As apresentações contam com uma homenagem ao guitarrista feita pela própria filha, Alice Fromer. O convite para cantar veio por meio de um telefonema de Tony Bellotto. "Aceitei na hora — com medo, mas aceitei," disse Alice. Ela cantou "Não Vou Me Adaptar", de Arnaldo Antunes, e "Toda Cor", composição de Marcelo, Ciro Pessoa e Carlos Barmak. "Ovelha Negra", de Rita Lee, entrou mais tarde na setlist. 

Os Titãs levarão a turnê para os Estados Unidos e a Europa em outubro, mas retornam com ela ao Brasil no mês seguinte. A última apresentação está marcada para o dia 23 de dezembro, em São Paulo novamente.