Candidata a Miss Mundo Chile surpreende ao cantar death metal no concurso
Ignacia Fernández já havia competido no Miss Universo Chile 2024 e lidera a banda Decessus, com um dos integrantes lhe acompanhando durante a performance no último domingo, 2
Pedro Hollanda
A semifinal do concurso Miss Mundo Chile, no último domingo, 2, chocou parte do público não por aparência, mas por como soava uma das participantes. Ignacia Fernández, representante da comuna de Las Condes, na região de Santiago, mostrou na parte de talentos sua habilidade de canto e deu o que falar.
A modelo chilena é vocalista da banda de death metal Decessus e pegou o público desprevenido ao fazer guturais em pleno palco, acompanhada do seu colega Carlos Palma na guitarra. Em publicação no Instagram, Fernández escreveu sobre a experiência de trazer o gênero ao concurso Miss Mundo.
Ela disse:
“O metal tem sido uma parte fundamental de quem eu sou como pessoa e da minha vida: um refúgio, uma fonte de força e propósito. Poder expressar isso no palco do Miss Chile e foi uma oportunidade que valorizo profundamente. Foi uma grande experiência quebrar barreiras na televisão aberta, inspirar, ser verdadeira comigo mesma e mostrar que não há motivo para temer os preconceitos dos outros. Obrigado à minha banda Decessus e Carlos Palma por me acompanharem e a todos que demonstraram seu apoio.”
Confira o vídeo da performance abaixo:
Quanto à reação de público e jurados nesta semifinal, tudo indica ter sido bem positiva. Isso porque Ignacia se classificou para as finais do concurso, que vão acontecer no próximo domingo, 9.
Esse não é o primeiro concurso de miss com participação da modelo. Em 2024, ela foi a representante de Las Condes na qualificatória chilena do Miss Universo, mas não venceu. A escolhida foi Emilia Maffei, de Vitacura.
Trabalho musical de Ignacia Fernández
Não é como se o talento de Ignacia Fernández fosse oculto. Além do seu trabalho com o Decessus, a cantora fez parte do coletivo Vofemex (Voces Femeninas Extremas), com foco em ajudar e dar visibilidade às mulheres na cena do metal. Durante entrevista de 2020 ao site Rockaxis (via site Igor Miranda), pontuou:
“Há poucas oportunidades para a arte no Chile, ainda menos oportunidades no metal e menos ainda para as mulheres no metal. Queremos alcançar igualdade de de gênero no palco e o mesmo respeito que os homens têm. Geralmente se há uma mulher no palco, seja cantando ou tocando um instrumento, eles imediatamente pensam: ‘ela está lá porque ela é bonita’, ‘ela está lá porque ela deve ser namorada de um integrante’. E esse pensamento é o que precisa ser mudado.”
Fora o trabalho autoral, ela posta releituras de canções em seu canal de YouTube. Entre elas, “This Mortal Coil”, do Carcass, e “The Day You Died”, do Arch Enemy.
+++ LEIA MAIS: As 8 bandas de metal que entraram para o ‘clube do bilhão’ do Spotify
+++ LEIA MAIS: As duas bandas de metal que dominaram a parada dos EUA nas últimas semanas
+++ LEIA MAIS: O criticado subgênero do metal que tem mostrado reinvenção no Bangers Open Air