CAMPEÃ

Cantora de death metal vence concurso Miss Mundo Chile

Ignacia Fernández, que já havia disputado em 2024, lidera a banda Decessus — e chegou a desfilar seu gutural ao lado de guitarrista na competição

Igor Miranda (@igormirandasite)

Ignacia Fernández (Foto: reprodução / Instagram / Patricio Roldán)
Ignacia Fernández (Foto: reprodução / Instagram / Patricio Roldán)

A coroa de Miss Mundo Chile foi entregue a uma amante de música pesada. Ignacia Fernández, modelo e cantora da banda de death metal Decessus, venceu a edição 2025 da disputa, conforme anunciado na noite do último domingo, 9.

A artista de 27 anos venceu outras 19 finalistas e agora irá se preparar para a realização 2026 do Miss Mundo. Em comunicado nas redes sociais, ela, que representa a comuna de Las Condes, na região de Santiago, declarou:

“Não poderia estar mais feliz e grata. Encaro este lindo desafio com toda a energia e dedicação para representar meu país da melhor maneira possível. Prometo dar tudo de mim, com paixão, trabalho e propósito. Obrigada pelo reconhecimento mundial do meu canto, um pedacinho da minha alma que me inspira a continuar crescendo e sonhando alto. Vamos com tudo, Chile… rumo à coroa!”

Fernández havia viralizado nas redes sociais durante a semifinal, realizada na semana anterior à final, ao mostrar sua habilidade de canto na seção de talentos do evento. Ela pegou o público desprevenido com seus guturais, numa performance acompanhada do seu colega Carlos Palma na guitarra.

Em publicação anterior no Instagram, Ignacia escreveu sobre a experiência de trazer a música extrema ao concurso Miss Mundo. Ela disse:

“O metal tem sido uma parte fundamental de quem eu sou como pessoa e da minha vida: um refúgio, uma fonte de força e propósito. Poder expressar isso no palco do Miss Chile e foi uma oportunidade que valorizo profundamente. Foi uma grande experiência quebrar barreiras na televisão aberta, inspirar, ser verdadeira comigo mesma e mostrar que não há motivo para temer os preconceitos dos outros. Obrigado à minha banda Decessus e Carlos Palma por me acompanharem e a todos que demonstraram seu apoio.”

Confira o vídeo da performance abaixo:

Em 2024, Ignacia Fernández foi a representante de Las Condes na qualificatória chilena do concurso, mas não venceu. A escolhida foi Emilia Maffei, de Vitacura.

Trabalho musical de Ignacia Fernández

Não é como se o talento de Ignacia Fernández fosse oculto. Além do seu trabalho com o Decessus, a cantora fez parte do coletivo Vofemex (Voces Femeninas Extremas), com foco em ajudar e dar visibilidade às mulheres na cena do metal. Durante entrevista de 2020 ao site Rockaxis (via site Igor Miranda), pontuou:

“Há poucas oportunidades para a arte no Chile, ainda menos oportunidades no metal e menos ainda para as mulheres no metal. Queremos alcançar igualdade de de gênero no palco e o mesmo respeito que os homens têm. Geralmente se há uma mulher no palco, seja cantando ou tocando um instrumento, eles imediatamente pensam: ‘ela está lá porque ela é bonita’, ‘ela está lá porque ela deve ser namorada de um integrante’. E esse pensamento é o que precisa ser mudado.”

Fora o trabalho autoral, ela posta releituras de canções em seu canal de YouTube. Entre elas, “This Mortal Coil”, do Carcass, e “The Day You Died”, do Arch Enemy.

+++ LEIA MAIS: As 8 bandas de metal que entraram para o ‘clube do bilhão’ do Spotify
+++ LEIA MAIS: As duas bandas de metal que dominaram a parada dos EUA nas últimas semanas
+++ LEIA MAIS: O criticado subgênero do metal que tem mostrado reinvenção no Bangers Open Air
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Decessus, Ignacia Fernández