Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Carlinhos Brown comenta 'cancelamento' no Rock in Rio: ‘Racismo e preconceito contra o gênero’

Na terceira edição do Rock in Rio, Carlinhos Brown foi alvo de vaias e garrafadas durante show — e explicou que episódio tem relação com racismo e preconceito

Redação Publicado em 23/11/2021, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlinhos Brown (Foto: Magali Morais)
Carlinhos Brown (Foto: Magali Morais)

Há 20 anos, a terceira edição do Rock In Rio juntou diversos grandes artistas para celebrar, novamente, a música. No entanto, o festival de 2001 também foi marcado por diversas polêmicas, como boicotes de bandas nacionais e a reação do público a Carlinhos Brown, quem recebeu vaias e garrafadas durante a apresentação.

Carlinhos Brown abriu o dia do metal no Rock in Rio 2001, que tinha como destaque o Guns N’ Roses na data. Em entrevista à Folha, o músico descreveu o acontecido como “um dos primeiros cancelamentos”, além de afirmar que ele tem relação com racismo e preconceito com o gênero musical.

+++LEIA MAIS: Carlinhos Brown chama atenção para educação ambiental em disco infantil: "Desejo que as canções tragam a nossa responsabilidade com a Terra" [ENTREVISTA]

"Precisamos de tempo para observar o que são as coisas. E o cancelamento talvez seja a síntese [daquele episódio]. E dentro do cancelamento tem tudo. Tem racismo, preconceito contra o gênero, contra a música," explicou Brown.

O músico também explicou que tinha pensamentos e atitudes diferentes na época: "Eu era um artista muito mais frágil naquele momento, com expectativas gigantes jogadas naquele momento, já estava com música estourada —já tinha criado, com meus amigos, o axé music. Mas eu era frágil com inocências antropofagistas. Me vestia como índio, não queria me vestir como o cara do rock'n'roll."

+++LEIA MAIS: Há 20 anos, Cássia Eller 'invadia' show do Foo Fighters para abraçar Dave Grohl

Apesar da situação, Carlinhos Brown apontou um lado positivo da reação do público no durante apresentação no festival: "Que bom que houve aquele choque porque a gente sabia que, no Rock in Rio, a palavra rock, suas quatro letras, era maior que Rio. Mas a gente também estava dizendo que o Rio é enorme. A música brasileira precisava ser mostrada."


Além disso, em entrevista à Folha, Carlinhos Brown disse enxergar o ocorrido como uma provocação de Roberto Medina, dono do festival e responsável por escalar o artista para o mesmo dia de bandas de metal. No entanto, o músico afirma que quer voltar ao evento: "Queria fazer um convite, quero fazer aquele show de novo."

+++LEIA MAIS: Carlinhos Brown relembra show polêmico no Rock in Rio 2001 [ENTREVISTA]

Rock in Rio 2022

A próxima edição do Rock in Rio será realizada nos dias 2,3,4,8,9,10 e 11 de setembro de 2022, no Rio de Janeiro. Alguns dos artistas confirmados são Iron Maiden, Justin Bieber,Demi Lovato, Post Malone, Joss Stone, Ivete Sangalo, Dua Lipa e Coldplay. Saiba tudo sobre o festival aqui