Faixa composta por Cazuza ficou guardada durante anos e gravada por Ney Matogrosso após a sua morte
Publicado em 04/04/2023, às 12h27 - Atualizado em 28/07/2023, às 12h40
Cazuza foi um dos maiores compositores do pop e do rock recente no Brasil, fazendo sucesso primeiro ao lado do Barão Vermelho, depois com uma profícua carreira solo. No entanto, foi em 1992 que a música "Poema" veio a público. Interpretada por Ney Matogrosso a faixa se tornou uma das mais famosas do cantor.
Fato é que Cazuza escrevia letras e poemas desde criança, mas não costumava mostrar para outras pessoas além de sua avó materna, Alice, que morreu em 1975 quando o neto tinha apenas 17 anos. Na ocasião, um poema de Cazuza veio à tona antes que sua vó pudesse ler. O poema ainda não é o mesmo cantado na voz de Ney Matogrosso, mas surpreendeu a todos com o talento de Cazuza como letrista.
+++LEIA MAIS: Cazuza: qual a música mais tocada no cantor?
Foi então que sua avó paterna pediu para que o neto também escrevesse um texto pra ela. Segundo Lucinha Araujo, mãe de Cazuza, Maria José teria dito ao neto que não era pra ele esperar que ela morresse, era pra fazer enquanto ela estivesse viva.
E assim o fez. Cazuza escreveu um poema dedicado à sua vó paterna, mas Maria José guardou a poesia em segredo por toda sua vida — e ela viveu 100 anos, não entregou o texto nem após a morte do neto, alegando que não poderia se desfazer de um presente.
+++LEIA MAIS: Como 'Maior Abandonado' mudou a história de Cazuza e do Barão Vermelho nos anos 1980
Foi quando Maria José faleceu que Lucinha obteve lembranças que o filho tinha com a avó, inclusive, uma caixinha que continha a folha com o poema para Maria.
Lucinha pediu para que Frejat compusesse uma música com base naquele poema, e juntos decidiram que a faixa ficaria incrível na voz de Ney Matogrosso. E é claro que o cantor topou.
Escrita em 1975, "Poema" foi gravada por Ney Matogrosso em 1999, no álbum Olhos de Farol. A música se tornou um grande sucesso e é a mais tocada do intérprete de todos os tempos, eternizando uma letra que Cazuza fez com apenas 17 anos. Confira abaixo: