OBRIGADA POR TUDO, BRAT!

Charli XCX diz que nem todo mundo entendeu ‘Brat’: ‘Público enorme’

O álbum de 2024 foi o mais popular da carreira da britânica até o momento, com vitórias no Grammy e estrelato global

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Charli xcx (Foto: Frazer Harrison/WireImage)
Charli xcx (Foto: Frazer Harrison/WireImage)

Lançado por Charli XCX em 2024, o álbum Brat continua um fenômeno da cultura pop. Transformado em um estilo de vida festeiro e despreocupado, o álbum estourou a bolha da artista britânica. Mesmo emplacando hits na década de 2010, como “I Love It“, “Break The Rules” e “Boom Clap“, Charli ainda era pouco conhecida como pessoa fora da fanbase.

Após o sucesso do chamado “brat summer”, encerrado oficialmente pela artista em uma coletiva de imprensa em janeiro, Charlotte Aitchison (nome verdadeiro da cantora) prepara lançamentos cinematográficos. Além de ser a mente por trás da trilha sonora de O Morro dos Ventos Uivantes, de Emerald Fennell, a cantora também está em período de promoção para seu novo documentário falso, The Moment.

Em uma entrevista em vídeo publicada pelo site americano Billboard na última segunda, 2, Charli revelou que o filme dirigido por Aidan Zamiri, no qual ela interpreta uma versão ficcional de si mesma, foi inspirado pelo aumento de fama e publicidade que Brat lhe proporcionou.

“Eu era uma artista relativamente nichada e, de repente, me vi diante de um público enorme, alguns dos quais realmente se conectaram comigo, outros só se conectaram com alguns aspectos meus, e alguns gostaram de mim, mas não me entenderam de verdade”, explicou a cantora em uma entrevista com Zamiri. “O quanto você está sob escrutínio, sob os holofotes, sendo ouvida, observada, é algo realmente interessante. Isso me tornou extremamente consciente de como essa transição pode ser difícil.”

As filmagens aconteceram ao longo de 29 dias, e Charli explicou: “Todo fim de semana a gente saía para festejar. Às vezes, o Aidan colocava The Prodigy no volume máximo enquanto eles estavam preparando uma cena.”

Além de alterar a trajetória cultural da carreira da artista, Brat alcançou o 3º lugar na Billboard 200 e rendeu à Charli seus três primeiros Grammys. Ela manteve o ritmo com o lançamento de um álbum de remixes intitulado Brat and It’s Completely Different but Also Still Brat, que contou com uma longa lista de colaboradores famosos em outubro daquele ano, além da sua turnê Brat Tour, que durou até agosto de 2025.

Além do momento no Festival de Cinema de Sundance em janeiro, a cantora também deixou claro que a fase Brat ficou no passado no Coachella 2025. Sua nova empreitada, o álbum complementar da adaptação cinematográfica do icônico romance de Emily Brontë, estrelado por Margot Robbie e Jacob Elordi, será lançado dia 13 de fevereiro.

Mesmo com seu próximo grande lançamento ilustrando de forma fictícia a fama de Brat, a cantora espera que a fase do álbum termine para seu público antes do lançamento de The Moment. “Nada dura para sempre — e ninguém dura para sempre”, disse Charli à Billboard sobre o motivo de ter decidido encerrar a era por conta própria. “Acho que sempre soube disso. É mais legal simplesmente deixar tudo para trás.”

+++ LEIA MAIS: Charli XCX quer que a onda ‘Brat’ pare antes da estreia de ‘The Moment’

+++ LEIA MAIS: ‘The Moment’, filme com Charli xcx, ganha data de estreia no Brasil

+++ LEIA MAIS: Charli XCX diz que não se vê gravando tema de James Bond: ‘Não sou feita para isso’ 

+++ LEIA MAIS: ‘O Morro Dos Ventos Uivantes’ tem recepção mista; veja primeiras impressões 

+++ LEIA MAIS: Jason Bateman vira alvo de críticas após pergunta sobre filhos a Charli xcx

+++ LEIA MAIS: Duda Beat elogia trilha sonora de Charli xcx para ‘O Morro Dos Ventos Uivantes’: ‘Show à parte’

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: Brat, Brat Summer, charli xcx, the moment