TAPAS E BEIJOS

Chute no ego (e na cara): Luke Pritchard relembra treta com Alex Turner

Vocalista do The Kooks fala sobre antiga desavença com o líder do Arctic Monkeys no começo da carreira e sobre como a relação está hoje

Daniela Swidrak (@newtango)

Publicado em 15/04/2025, às 16h31
Luke Pritchard vocalista do The Kooks e Alex Turner vocalista do Arctic Monkeys - Luke Brennan/Getty Images | Samir Hussein/WireImage
Luke Pritchard vocalista do The Kooks e Alex Turner vocalista do Arctic Monkeys - Luke Brennan/Getty Images | Samir Hussein/WireImage

Luke Pritchard, vocalista do The Kooks, relembrou em entrevista recente ao Daily Mail, uma antiga briga com Alex Turner, do Arctic Monkeys que terminou com um chute no rosto do cantor.

Em 2008, Pritchard falou publicamente sobre o desentendimento entre os dois, revelando que chegou a chutar Turner depois que ele tentou arrancar os cabos dos pedais de sua guitarra durante um show.

Na época ele disse:

Tivemos uma relação estranha com os Arctics desde o começo. Tive que dar um chute no Alex depois que ele tentou sabotar meu som no palco. Depois tentei conversar com ele, mas ele virou as costas e saiu andando. Acho que eles eram meio arrogantes”.

A fala gerou revolta entre os fãs do Arctic Monkeys, que acusaram o vocalista do Kooks de estar apenas buscando atenção.

Na real, as duas bandas começaram suas trajetórias ao mesmo tempo: no mesmo dia ambos lançaram seus álbuns de estreia, em janeiro de 2006. O Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not dos Monkeys entrou para a história como o disco de estreia mais vendido da música britânica, enquanto Inside In/Inside Out, do The Kooks, também teve excelente desempenho, chegando ao segundo lugar nas paradas do Reino Unido.

Hoje, no entanto, Pritchard parece ter deixado a treta no passado:

Foi só uma coincidência: nossos álbuns saíram no mesmo dia, tínhamos a mesma idade e influências parecidas. Nunca houve uma rivalidade pessoal. Eu os respeito, e acho que eles nos respeitam também. Sempre que a gente se encontra, tá tudo tranquilo”.

Sobre o famoso “chute na cabeça”, o vocalista relembra com um tom mais leve:
“Íamos fazer uma turnê com eles no nosso primeiro disco, mas não rolou. Eles apareceram num dos nossos shows e rolou um incidente. Mas era uma época louca, tudo era meio insano. Era divertido também”.

Alex Turner - Ki Price/WireImage

Pritchard também elogiou a evolução dos Arctic Monkeys ao longo dos anos:
“É incrível como eles se desenvolveram e seguiram em frente sem olhar pra trás. Isso é raro. Acho que os artistas precisam de tempo e espaço pra evoluir.”

Falando sobre sua própria trajetória, o cantor comentou que hoje já não se identifica tanto com algumas letras antigas do The Kooks.

A gente era muito jovem. Nós e os Monkeys fomos meio que a nova geração das bandas indie da época, então é natural que o tempo mude nossa relação com aquelas músicas.”

O The Kooks se prepara agora para o lançamento do novo álbum Never/Know, marcado para 9 de maio. Sobre o novo trabalho, Luke contou à NME:
“Não pensei demais. Não foi exatamente um fluxo de consciência, mas tinha uma vibe quando eu mostrava as músicas pra minha esposa ou amigos. Parecia um disco de estreia... só deixei fluir.”

The Kooks
The Kooks - Cristina Andina/Redferns

Ele também falou sobre críticas que recebeu no início da carreira por ter estudado na BRIT School — algo parecido com o que Abigail Morris, do The Last Dinner Party, tem enfrentado.
“A gente pensava até em fazer camisetas escrito ‘The Kooks Stage School’. Hoje isso mudou um pouco. Eu respeito qualquer pessoa que tenha coragem de subir num palco e fazer música. Ninguém sabe o que o outro passou pra chegar ali.”

Pra fechar, ele ainda refletiu sobre o cenário atual e a cultura do cancelamento:
“Vivemos uma era em que é comum ver comentários cruéis e anônimos. Mas dentro da indústria, não vejo esse tipo de julgamento. Pelo contrário, acho que tem muita gente torcendo pelos artistas”.

+++ LEIA MAIS: Os melhores livros sobre música de 2024, segundo a Rolling Stone americana

+++ LEIA MAIS: Os 50 melhores álbuns de indie rock de 2024 pela Rolling Stone [LISTA]

+++ LEIA MAIS: As 30 melhores músicas do Arctic Monkeys, segundo Rolling Stone [LISTA]