CENA NACIONAL

Circuito - Nova Música, Novos Caminhos retorna ampliado para segunda edição

Novo projeto de circulação de artistas e bandas da nova cena musical brasileira parte para a sua segunda edição em diversas cidades do interior e capital paulista

Daniela Swidrak (@newtango)

Publicado em 03/04/2025, às 13h30
Luiza MADRE se apresentando no Circuito - Nova Música, Novos Caminhos na primeira edição - Paula Lopes
Luiza MADRE se apresentando no Circuito - Nova Música, Novos Caminhos na primeira edição - Paula Lopes

O Circuito - Nova Música, Novos Caminhos está de volta e em sua segunda edição, que acontece entre os dias 17 e 21 de abril, o evento expande sua rota pelo interior paulista, incluindo Piracicaba pela primeira vez no itinerário. A turnê começa em Sorocaba (Asteroid - 17/4), segue para Campinas (Coletivo Mangueira - 18/4, com entrada gratuita), passa por Americana (Espaço GNU - 19/4, também gratuito), estreia em Piracicaba (Benjamin Rock Bar - 20/4) e encerra em São Paulo (Bar Alto - 21/4).

A programação destaca três grandes nomes da nova cena musical brasileira:

Jadsa (BA)

Jadsa
Jadsa | Alejandro Tafur Fernandéz

A cantora e compositora baiana mistura influências da vanguarda paulista com elementos de pop, reggae e MPB. Com seu disco Olho de Vidro, foi indicada ao Prêmio Multishow como artista revelação e melhor disco do ano. No Circuito, apresenta um show intimista, tocando canções do primeiro álbum e novidades do aguardado Big Buraco, previsto para maio.

Fausto Fawcett (RJ)

Fausto Fawcett | Divulgação

O icônico cantor e escritor, conhecido pela icônica "Kátia Flávia, a Godiva do Irajá", chega ao Circuito com seu novo projeto Animákina, trazendo músicas que funcionam como crônicas dantescas e dançantes sobre a comédia humana.

Maré Tardia (ES)

Maré Tardia | Divulgação

O grupo capixaba mescla surf music, punk e indie rock em uma explosão dançante e visceral. Em turnê com o novo álbum Sem Diversão Pra Mim, o quarteto entrega uma sonoridade marcante, com guitarras carregadas de delay e reverb, baixo cortante e bateria frenética.

Aberturas locais e inscrições para novos artistas

O Circuito também abre espaço para talentos locais em cada cidade:

  • Sorocaba: Chá das 5
  • Campinas: Mona G
  • Americana: Império Contra Ataca!
  • Piracicaba: Natalia Cabral
  • São Paulo: Ottopapi

Bandas e artistas interessados em se apresentar no evento podem se inscrever pelo site, que servirá como base para a curadoria dos próximos line-ups.

Sobre o Circuito

Criado como resposta aos desafios enfrentados pela nova cena musical brasileira, o Circuito - Nova Música, Novos Caminhos busca conectar artistas e público, inspirando-se em modelos de turnês internacionais ainda pouco explorados no Brasil devido a barreiras geográficas, financeiras e sociais.

O projeto é uma iniciativa independente, produzido por Gustavo Sartori Barba e José Guilherme Padovani, da Vegas Cultural, com curadoria do jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload.

Na primeira edição, em janeiro de 2024, o Circuito percorreu 385 km pelo estado de São Paulo com as atrações Supervão, Batata Boy (feat. Luiza de Alexandre) e MADRE. A tour passou por São Paulo, Sorocaba, Americana e Campinas, com shows energéticos e experiências memoráveis que incluíram desde festas na piscina até atoleiros em meio ao canavial. Todos os momentos foram registrados e compartilhados no Instagram do evento.

Com um formato inovador e um compromisso com a valorização da nova música brasileira, o Circuito - Nova Música, Novos Caminhos segue crescendo e consolidando-se como uma plataforma essencial para artistas independentes.

Serviço:

Segunda edição: de 17 a 21 de abril 

17/4 - Sorocaba - Asteroid - R. Aparecida, 737, Vila Santana - @asteroid.bar
18/4 - Campinas - Coletivo  Mangueira - R. Marquês de Abrantes, 1398 - Jardim Santa Genebra - @coletivomangueira 
19/4 - Americana - Espaço GNU - R. Padre Avelino Canaza, 258, Vila Galo - @espacognu
20/4 - Piracicaba - Benjamin Rock Bar - R. Benjamin Constant, 2511 - Paulista - @benjaminrockbarpira 
21/4 - São Paulo - Bar Alto - R. Aspicuelta, 194 - @baralto

Vendas você encontra aqui.
Em Campinas e Americana a entrada é gratuita.

+++ LEIA MAIS: O florescer (e manifestar) da cena independente no Disco De Quintal [REVIEW]

+++ LEIA MAIS: Livro relata importância da cena paulistana na música brasileira; da tropicália ao pós-punk [ENTREVISTA]