Claustrofobia lança single e clipe ‘Aqui Não’, com João Gordo; assista
Nova música da banda de metal extremo capitaneada pelos irmãos D’Angelo é definida como “um crossover thrash-core-death 100% brasileiro”
Igor Miranda (@igormirandasite)
Renomada banda brasileira de metal extremo, o Claustrofobia lança nesta quarta-feira, 14, uma nova música. Com participação de João Gordo (Ratos de Porão), “Aqui Não” chega a público acompanhada de um videoclipe criado com auxílio de inteligência artificial, mesclando com cenas reais.
O vocalista e guitarrista Marcus D’Angelo, que comanda o grupo ao lado do irmão e baterista Caio D’Angelo, define a faixa inédita como “um crossover thrash-core-death 100% brasileiro”. Em suas palavras, a letra “ácida desperta identificação em diferentes camadas, mas que essencialmente deixa claro que jamais seremos contaminados pelas armadilhas humanas, amplificada pelo mundo virtual e dominante no cenário atual, especialmente no Brasil”.
Ele complementa:
“A faixa reafirma que não abrimos mão dos nossos princípios, mesmo em um momento em que todos parecem obrigados a se render ou se adaptar a alguma regra conveniente. E nada seria mais apropriado do que convocar o João Gordo, mestre absoluto do crossover brasileiro, para vociferar essa resistência conosco, espalhando desconforto exatamente para quem merece senti-lo.”
Gordo, por sua vez, definiu como “uma honra de minha parte” participar de uma música do Claustrofobia. Ele destaca:
“Já participei de músicas de quase todas as bandas grandes de metal do Brasil — Sepultura, Krisiun, Nervosa — e sempre falava: ‘car#lho, cara, só faltava o Claustrofobia’. Quando ouvi a música, achei irada. O Claustrofobia é um dos bastiões do metal raivoso no Brasil. É muito raivoso mesmo. Eu já vi show deles do lado do palco e fiquei impressionado com a fúria, o ódio e o sangue no zóio desses dois irmãos, cara. Participar dessa música foi um prazer. É uma música consciente, com uma letra boa, tá ligado? E ainda em português, o que eu prezo muito, principalmente sendo cantado aqui no nosso país. É isso aí. Não tem muito o que falar. É f#da.”
“Aqui Não” marca o início de uma nova fase para o Claustrofobia, que já tem 11 músicas prontas para seu próximo álbum, sucedendo Unleeched (2022). Marcus D’Angelo prevê o início das gravações do disco para algum momento do primeiro semestre deste ano. Convidado pela Rolling Stone Brasil a elaborar sobre o material, ele disse:
“Posso adiantar que será um trabalho cravado nas raízes do Claustrofobia e do metal brasileiro, e por isso nós mesmos vamos capitanear a produção. Será um álbum com músicas em inglês e algumas faixas em português, mantendo a tradição e a identidade da banda. Também teremos participações especiais surpreendentes, além de um experimento que vai causar impacto. Depois de décadas de estrada e de revisitar nossa própria história, vamos entregar exatamente o que todos esperam do Claustrofobia.”
Confira “Aqui Não” a seguir.
Sobre o Claustrofobia
Fundado em 1994, o Claustrofobia tem sete álbuns de estúdio lançados até o momento. Seu death/thrash metal conquistou públicos dentro e fora do Brasil, com turnês também por América do Sul, Europa e Estados Unidos, dividindo palcos com Iron Maiden, Slayer, Anthrax, Sepultura, entre outros.
Atualmente, o grupo está radicado nos Estados Unidos. Em 2019, retornaram ao Brasil para um show no Rock in Rio, a pedido dos fãs brasileiros, por meio de uma petição nacional. Também foram convidados pelo Slayer para abrir sua última apresentação em São Paulo.
Enquanto o próximo álbum não chega, o Claustrofobia segue promovendo o disco mais recente, Unleeched, disponível em todas as plataformas digitais e em formato físico no Brasil pelo selo Wikimetal Music. Recentemente, os irmãos D’Angelo excursionaram com o Sepultura, abrindo os shows americanos da turnê de despedida dos colegas, Celebrating Life Through Death, junto de Obituary e Agnostic Front. No mesmo país, viajaram abrindo 22 datas para a Crypta.
Claustrofobia & João Gordo — “Aqui Não”
- Selo: M- Theory Audio e Wikimetal Music (exclusivo no Brasil)
- Produção: Marcus D’Angelo & Caio D’Angelo
- Gravação: Brandon Hoffman – Las Vegas, NV, USA
- Masterização: Alejandro Londoño Montoya at AJM Sound – Amsterdam, The Netherlands
- Mixagem: Brandon Hoffman at Black Format Audio
- Formação: Marcus D’Angelo – Vocal e Guitarra | Caio D’Angelo – Bateria
- Arte da Capa: Alcides Burn

+++ LEIA MAIS: 11 shows internacionais no Brasil em janeiro de 2026
+++ LEIA MAIS: 1976: Veja 55 álbuns de rock lançados há 50 anos
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram