Coldplay comentou críticas de greenwashing por conta da parceria com Neste durante a turnê Music Of The Spheres
Coldplay respondeu às alegações de que eles estavam servindo como “idiotar úteis para greenwashing” durante a turnê Music Of The Spheres, na qual pretendem minimizar a emissão de carbono deles e dos fãs, embora tenham surgido críticas em relação às empresas com as quais se associaram para obter ajuda no plano. (via NME)
Na última semana, Coldplay anunciou uma parceria com a petrolífera finlandesa Neste, com objetivo de reduzir pela metade as emissões de carbono das turnês. A empresa afirma ser a maior produtora mundial de biocombustíveis sustentáveis, mas para adquirir óleo de palma, desmataram pelo menos 24.710 acres de floresta em países como Indonésia e Malásia entre 2019 e 2020 (via Friends Of The Earth).
+++ LEIA MAIS: Coldplay: Qual filme clássico dos anos 1980 inspirou carreira de Chris Martin?
Segundo Carlos Calvo Ambel, diretor sênior do grupo de campanha Transporte e Meio Ambiente (T&E), “a Neste está usando cinicamente o Coldplay para fazer greenwashing em sua reputação. Esta é uma empresa ligada ao tipo de desmatamento que chocaria Chris Martin e seus fãs. Não é tarde demais, eles devem abandonar a parceria com a Neste agora e se concentrar em soluções realmente ecológicas.”
Coldplay publicou uma nota em resposta às críticas, na qual afirmam: “Quando anunciamos essa turnê, dissemos que tentaríamos o nosso melhor para torná-la o mais sustentável e com baixo impacto de carbono possível, mas que seria um trabalho em andamento. Isso continua sendo verdade. Não afirmamos que tudo está bem.”
+++ LEIA MAIS: Coldplay não vai lançar mais músicas inéditas após 2025; entenda
“Antes de nomearmos a Neste como fornecedora desses produtos de biocombustíveis, recebemos a garantia de que eles não usam nenhum material virgem em sua produção – principalmente óleo de palma. Ainda é de nosso entendimento que eles usam apenas resíduos renováveis, como óleo de cozinha e subprodutos da fabricação de celulose.”
Entre as 12 metas do plano ecológico do Coldplay está a redução das emissões de CO2 em 50% em comparação com a última turnê. A emissão média de carbono dos fãs caiu cerca de 50% em relação à turnê A Head Full Of Dreams (2016 - 2017). O objetivo é “eliminar o uso de combustíveis fósseis” na produção de shows e no transporte terrestre.
+++ LEIA MAIS: Coldplay: Ainda há ‘longo caminho’ para turnê ecológica, diz Chris Martin
“Na maioria das cidades – mas não em todas – conseguimos isso usando uma mistura de biocombustíveis sustentáveis e energia renovável. Também estamos tentando reduzir as emissões das viagens aéreas com combustível de aviação sustentável,” escreveu a banda.
Hanna Leijala, porta-voz da Neste, insistiu que a empresa “não aceita nenhuma violação de sustentabilidade em nossas próprias operações.” “Para nossa parceria com o Coldplay, o óleo de palma convencional não foi usado como matéria-prima. Neste planeja reduzir a participação de óleo de palma convencional para zero por cento de seus insumos globais de matéria-prima renovável até o final de 2023,” disse ao The Guardian.
+++ LEIA MAIS: Coldplay faz cover emocionante de hit do Pearl Jam: ‘Obrigado, Eddie Vedder’