NOVIDADE

Com show de estreia no SESC Pinheiros, Joabe Reis lança novo álbum

No projeto solo “Drive Slow – A Última das Fantasias”, o trombonista mescla jazz com diferentes ritmos brasileiros

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Joabe Reis lança terceiro álbum (Foto: Thais Vandanezi)
Joabe Reis lança terceiro álbum (Foto: Thais Vandanezi)

Em parceria com o selo Batuki Records, o trombonista capixaba Joabe Reis lança hoje (28) seu novo álbum Drive Slow – A Última das Fantasias. Além do lançamento das faixas nas plataformas digitais, o instrumentista também apresenta hoje um espetáculo de estreia do projeto no SESC Pinheiros, às 20h30.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Joabe (@joabereis14)

Com coautoria de algumas faixas pelo guitarrista Marcelo de Lamare, o álbum conta com as vozes e composições de Zudizilla, Gabi Câmara, Heloá Holanda e Bia Ferreira. Em nove faixas, em sua maioria autorais, o projeto almeja dialogar com diferentes estilos musicais, mesclando jazz e brasilidade em um encaixe entre o local e o global, o popular e o sofisticado. 

“O meu som já é conhecido como música instrumental, mas desde meu último álbum (o disco 028) venho sentindo a necessidade de imprimir uma digital mais forte de brasilidade nas minhas composições e arranjos”, afirma em nota Joabe Reis.

Além das sonoridades brasileiras, o álbum também aborda os desafios e mazelas enfrentados no país. Na música “Corre“, terceira faixa do disco, a cantora Bia Ferreira discorre sobre racismo e preconceito, em uma colaboração com a canção “Cordeiro de Nanã“, dos Tincoãs.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Joabe (@joabereis14)

A influência internacional, sobretudo do UK Garage, um ritmo sincopado dos anos 1990 nascido na Inglaterra, também agrega no caleidoscópio musical do novo trabalho. O gênero aparece combinado com tantas outras manifestações artísticas, como o Hip Hop e o Rhythm and Blues (R&B).

A mescla constante de gêneros é bem representada na abertura do álbum, “Pica Pau no Vidigal“. Com abertura do arranjo de metais da canção do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, de Gilberto Gil, a faixa se estende para um grande show de baile.

O trombonista observa suas colaborações como um ponto de partida para a apreciação de diferentes estilos: “Ao longo da minha carreira eu toquei com tanta gente (Anitta, Gloria Groove, Xênia França, Il Volo, Macy Gray, Ivan Lins) que fui absorvendo elementos de cada um deles”, afirma. “Trouxe essa grande miscelânea para este novo disco, mas sem perder a perspectiva de ser um trabalho instrumental brasileiro e com o intuito de propor um pé no freio em meio à nossa rotina caótica.”

Nome recorrente nos grandes palcos do país com seu repertório autoral, Joabe já se apresentou no Rock in Rio, The Town e dividiu o palco com Shawn Mendes no Lollapalooza.

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Joabe (@joabereis14)

Além da trajetória em festivais, Joabe é idealizador da Dejavu Sessions, projeto que há três anos conecta música instrumental, soul e improviso em casas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A iniciativa já recebeu artistas como LinikerLianne La HavasAdi OasisPaula LimaMax de CastroXênia FrançaZudizillaOs GarotinYOÙNBia FerreiraThe Main SqueezeMelimVitão, e marcou a primeira edição do ano, em São Paulo, com a participação surpresa de Seu Jorge.

Em abril de 2025, Joabe lançou o primeiro single do novo projeto, homônimo ao novo álbum. A canção foi feita em parceria com o rapper Zudizilla e o trompetista americano Theo Croker. Agora, com o projeto completo, ele prepara o grande show de lançamento em São Paulo, com ingressos esgotados nos dois primeiros dias de venda.

“A ideia do show em um espaço como o Sesc obedece a uma das bandeiras que carregamos com este novo álbum e também na minha carreira. A de popularizar a música instrumental, mas sem perder a essência e sofisticação dela. Queremos que este gênero seja cada vez mais acessível ao grande público, mas sem rebaixar sua qualidade sonora e seu poder de provocar e instigar o público”, completa Joabe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Joabe (@joabereis14)

+++ LEIA MAIS: Jazz na Serra: o festival que transformou Santo Antônio do Pinhal

+++ LEIA MAIS: Zudizilla celebra 100 anos de Miles Davis em show no Sesc Carmo

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: Joabe Reis, sesc pinheiros