Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Dua Lipa

Como Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) acabou tocando bateria para Dua Lipa

Lendário músico ficou responsável por gravar o instrumento de uma das canções mais conhecidas da artista pop

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 01/09/2023, às 12h27 - Atualizado às 20h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chad Smith e Dua Lipa (Foto: Getty Images)
Chad Smith e Dua Lipa (Foto: Getty Images)

Chad Smith está na história do rock como um dos grandes bateristas do estilo. Desde 1988, o músico faz parte do Red Hot Chili Peppers, uma das bandas mais populares do estilo em todos os tempos. Tocou em álbuns clássicos, como Blood Sugar Sex Magik (1991) e Californication (1999), além de ter se apresentado no mundo inteiro.

O que nem todos sabem é que, além de seu trabalho com o Chili Peppers, Smith possui uma longa carreira como músico de estúdio. E nessa função, não há qualquer distinção de estilo musical. Lista apresentada no site Igor Miranda aponta que ele já tocou com a lenda do hard rock Glenn Hughes (ex-Deep Purple), com a cantora de metal sinfônico Tarja Turunen (ex-Nightwish), o gigante do heavy metal Ozzy Osbourne e uma série de jovens artistas do pop e hip hop: Miley Cyrus, Halsey, Post Malone, Lana Del Rey, Charlie Puth e Charli XCX, entre outros.

Em meio ao seu longo currículo, está o nome de Dua Lipa. A cantora inglesa, de origem albanesa, teve o talento de Chad em um de seus grandes hits: “Break My Heart”, faixa presente no álbum Future Nostalgia (2020).

Como foi para o veterano do rock Smith trabalhar com Lipa, uma das maiores artistas pop da atualidade? Em entrevista à Drumeo, o baterista revelou alguns detalhes da parceria, que foi iniciada por intermédio do produtor Andrew Watt — geralmente, o responsável por colocá-lo em sessões de estúdio nos últimos anos.

Apesar do profissionalismo dos envolvidos, tudo surgiu de forma um tanto casual, conforme relembrado pelo músico.

“Meu amigo Andrew Watt é um produtor extraordinário e estava trabalhando com Dua Lipa. Cheguei ao estúdio e eles estavam terminando a sessão, eles meio que criaram tudo, praticamente. Andrew disse: ‘Estou tão feliz que você está aqui! Estávamos conversando sobre como essa música precisa de bateria ao vivo [em vez de eletrônica]!’ Eu pensei: ‘Lá vamos nós! Ótimo!’.”

Chad Smith e a mentalidade ao trabalhar com Dua Lipa

Em seguida, Chad Smith fez uma observação interessante sobre sua mentalidade ao trabalhar com Dua Lipa. O integrante do Red Hot Chili Peppers mostrou-se consciente o bastante para deixar os holofotes em torno da cantora, executando uma linha de bateria que não oferecesse além do necessário.

“Em uma situação em que você faz parte da ‘banda’ do artista, se for um cantor, você está apenas tentando fazer o que eles precisam ou querem para ajudar a fazer com que a música fique boa. Não estou tentando colocar minhas coisas lá. Só quero tocar. Quero apenas ser como se fosse o baterista da banda dela por, sei lá, duas semanas, o tempo que for necessário para a gravação.”

Por fim, Chad reforçou o modo “humildão” ao reforçar que não fez nada de mais em seu trabalho.

“Eu apenas coloquei bateria em uma música já finalizada. Eles já tinham bateria eletrônica, mas queriam uma pegada disco-funk na faixa.”

Durante o bate-papo, Smith também tocou a linha de bateria de “Break My Heart”. É interessante observar a performance ao vivo do músico, deixando a canção bastante vívida — ao mesmo tempo em que ele parece se divertir enquanto faz seu trabalho. Assista a seguir.