Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / AO VIVO

Como é um show do Green Day, atração confirmada no The Town 2025

Banda se apresentou no Rock in Rio em 2022 e retorna ao Brasil como um dos headliners do festival paulistano, marcado para setembro

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 05/12/2024, às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong durante show do Green Day em 2024 (Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Live Nation)
O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong durante show do Green Day em 2024 (Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Live Nation)

Dois dos cinco headliners do The Town 2025, festival que chega à sua segunda edição em São Paulo, já foram anunciados. Ainda em novembro, a organização confirmou Katy Perry para o terceiro dia de evento, 12 de setembro. Na segunda data, 7 de setembro, será o Green Day.

A banda americana composta por Billie Joe Armstrong (voz e guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria) vem ao país pela quinta vez, após visitas em 1998, 2010, 2017 e 2022 — número baixo se considerar que o grupo existe há 35 anos e estourou há 30. Na ocasião mais recente, tocaram no Rock in Rio, festival a cargo dos mesmos responsáveis do The Town.

Ainda não dá para cravar qual show o Green Day trará ao Brasil. Em 2024, eles excursionaram com uma turnê que celebrou os 30 anos de Dookie (1994) e os 20 de American Idiot (2004), seus álbuns mais famosos. Ambos eram tocados na íntegra, fazendo com que o novo disco, Saviors (2024), tivesse apenas uma ou duas faixas no setlist. Todavia, esses trabalhos deixam de celebrar aniversário em 2025 — portanto, é esperado que retomem um set mais convencional, como o que foi visto no Rock in Rio pelo repórter que vos escreve.

Green Day (Foto: Matt Winkelmeyer / Getty Images)
Green Day (Foto: Matt Winkelmeyer / Getty Images)

Na capital fluminense, como habitual, o trio se apresentou com o apoio de Jason White (guitarra), Kevin Preston (guitarra) e Jason Freese (teclados e saxofone). Realizaram o melhor show de rock da edição 2022 e um dos melhores desde que o evento voltou a acontecer de forma regular no Rio, a partir de 2011.

Ainda que seja um grupo de essência punk, o Green Day promove um espetáculo bem amarrado, com artes em telões, pirotecnia, fogos de artifício e (pouco) uso de bases pré-gravadas para “encher” o som. Nenhuma música do álbum mais recente à época, o criticado Father of All... (2020), entrou no roteiro — que por vezes é deixado de lado, seja pela interação direta com fãs que chegaram a subir no palco, seja por improvisações e alterações nas músicas que fazem sentido num show, mas talvez não em outro. É tudo muito bem ensaiado, mas com uma pontinha de informalidade.

O público normalmente é preparado por dois clássicos incontestáveis que são tocados nas PAs antes mesmo da banda subir ao palco: “Bohemian Rhapsody”, do Queen (sempre cantada em uníssono pelos presentes), e “Blitzkrieg Bop”, dos Ramones. Também há ocasiões onde usam “I Love Rock and Roll”, na versão de Joan Jett and the Blackhearts, e “We Will Rock You”, do Queen. Quando os músicos sobem ao palco, a plateia já está na palma das mãos deles.

Ainda que os demais integrantes não fiquem atrás, não há como deixar de destacar Billie Joe Armstrong. Além de ter mantido sua voz intacta aos 52 anos, o frontman lidera a plateia de um jeito tipicamente arena rock. Quando se apresentou no Rock in Rio, o comandante da festa:

  • chamou uma fã para cantar com ele a parte final de “Know Your Enemy”;
  • conduziu em “Boulevard of Broken Dreams” um pedido de casamento de fãs que se conheceram em uma comunidade de Orkut dedicada a admiradores do Green Day;
  • estendeu bandeira do Brasil com os dizeres “não ao racismo, não ao fascismo, não ao sexismo” durante o cover “Knowledge” (Operation Ivy);
  • estendeu bandeira LGBTQ+, deitou no palco de barriga para baixo e para cima, deu beijo em direção à câmera e fez a banda reduzir volume para depois aumentar, tudo isso na dobradinha “King for a Day” e “Shout” (The Isley Brothers).

No que diz respeito ao repertório, é válido esperar por sons vigorosos como “American Idiot”, “Holiday”, “Welcome to Paradise” (que em 2022 mobilizou uma roda gigantesca), “St. Jimmy” e “Minority”, além das mais lentas “Boulevard of Broken Dreams”, “Wake Me Up When September Ends”, “21 Guns”, da curiosamente progressiva “Jesus of Suburbia” e da climática “Longview”. Isso só para ficar na superfície. Fora a lentinha “Good Riddance (Time of Your Life)”, executada apenas por Armstrong no palco para concluir o set. Um encerramento quase anticlimáx para um show com níveis absurdos de energia.

Setlist do Green Day

Relembre abaixo o repertório tocado pelo Green Day no Rock in Rio 2022:

  1. American Idiot
  2. Holiday
  3. Know Your Enemy
  4. Boulevard of Broken Dreams
  5. Longview
  6. Welcome to Paradise
  7. Hitchin' a Ride
  8. Rock and Roll All Nite (cover de Kiss)
  9. Brain Stew
  10. St. Jimmy
  11. When I Come Around
  12. Waiting
  13. 21 Guns
  14. Minority
  15. Knowledge (cover de Operation Ivy)
  16. Basket Case
  17. King for a Day
  18. Shout (cover do Isley Brothers)
  19. Wake Me Up When September Ends
  20. Jesus of Suburbia
  21. Good Riddance (Time of Your Life)
Billie Joe Armstrong, frontman do Green Day (Foto: Daniel Boczarski / Getty Images for Harley Davidson)
Billie Joe Armstrong, frontman do Green Day (Foto: Daniel Boczarski / Getty Images for Harley Davidson)

Ingressos para o The Town 2025

A partir das 19h do dia 20 de fevereiro de 2025, começam as vendas do The Town Card, que equivale a um ingresso para o gramado, válido para um dia do festival e sem data pré-definida. É uma compra “às cegas”: o público garante presença no evento antes da divulgação completa de todas as bandas e atrações.

Os ingressos serão vendidos exclusivamente online, por meio da plataforma Ticketmaster Brasil (thetown.ticketmaster.com.br). A organização recomenda que os fãs façam o cadastro na plataforma com antecedência, para facilitar o processo.

Na última edição, em 2023, os ingressos do The Town Card esgotaram em pouco mais de três horas. Na ocasião, cerca de 438 mil pessoas finalizaram a pré-venda na fila.

Os membros do clube de benefícios The Town Club terão acesso antecipado a uma pré-venda do The Town Card no dia 13 de fevereiro, às 19h, também pela plataforma Ticketmaster Brasil. Para adquirir o benefício e consultar outras informações, acesse: club.thetown.com.br.

+++ LEIA MAIS: A curiosa forma como o sucesso afetou o Green Day, segundo Billie Joe Armstrong
+++ LEIA MAIS: O hit do Green Day originalmente composto para o 5 Seconds of Summer
+++ LEIA MAIS: O cantor que é o Jesus do punk, segundo Billie Joe Armstrong
+++ LEIA MAIS: “A Terra é plana?!”: A opinião do Green Day sobre teóricos da conspiração
+++ LEIA MAIS: Como medo de palco fez Billie Joe Armstrong se tornar alcoólatra

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.