Banda se apresentou no Rock in Rio em 2022 e retorna ao Brasil como um dos headliners do festival paulistano, marcado para setembro
Publicado em 05/12/2024, às 09h52
Dois dos cinco headliners do The Town 2025, festival que chega à sua segunda edição em São Paulo, já foram anunciados. Ainda em novembro, a organização confirmou Katy Perry para o terceiro dia de evento, 12 de setembro. Na segunda data, 7 de setembro, será o Green Day.
A banda americana composta por Billie Joe Armstrong (voz e guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria) vem ao país pela quinta vez, após visitas em 1998, 2010, 2017 e 2022 — número baixo se considerar que o grupo existe há 35 anos e estourou há 30. Na ocasião mais recente, tocaram no Rock in Rio, festival a cargo dos mesmos responsáveis do The Town.
Ainda não dá para cravar qual show o Green Day trará ao Brasil. Em 2024, eles excursionaram com uma turnê que celebrou os 30 anos de Dookie (1994) e os 20 de American Idiot (2004), seus álbuns mais famosos. Ambos eram tocados na íntegra, fazendo com que o novo disco, Saviors (2024), tivesse apenas uma ou duas faixas no setlist. Todavia, esses trabalhos deixam de celebrar aniversário em 2025 — portanto, é esperado que retomem um set mais convencional, como o que foi visto no Rock in Rio pelo repórter que vos escreve.
Na capital fluminense, como habitual, o trio se apresentou com o apoio de Jason White (guitarra), Kevin Preston (guitarra) e Jason Freese (teclados e saxofone). Realizaram o melhor show de rock da edição 2022 e um dos melhores desde que o evento voltou a acontecer de forma regular no Rio, a partir de 2011.
Ainda que seja um grupo de essência punk, o Green Day promove um espetáculo bem amarrado, com artes em telões, pirotecnia, fogos de artifício e (pouco) uso de bases pré-gravadas para “encher” o som. Nenhuma música do álbum mais recente à época, o criticado Father of All... (2020), entrou no roteiro — que por vezes é deixado de lado, seja pela interação direta com fãs que chegaram a subir no palco, seja por improvisações e alterações nas músicas que fazem sentido num show, mas talvez não em outro. É tudo muito bem ensaiado, mas com uma pontinha de informalidade.
O público normalmente é preparado por dois clássicos incontestáveis que são tocados nas PAs antes mesmo da banda subir ao palco: “Bohemian Rhapsody”, do Queen (sempre cantada em uníssono pelos presentes), e “Blitzkrieg Bop”, dos Ramones. Também há ocasiões onde usam “I Love Rock and Roll”, na versão de Joan Jett and the Blackhearts, e “We Will Rock You”, do Queen. Quando os músicos sobem ao palco, a plateia já está na palma das mãos deles.
Green Day no Rock in Rio! pic.twitter.com/RcmBsyCtaS
— Igor Miranda (@igormirandasite) September 10, 2022
Ainda que os demais integrantes não fiquem atrás, não há como deixar de destacar Billie Joe Armstrong. Além de ter mantido sua voz intacta aos 52 anos, o frontman lidera a plateia de um jeito tipicamente arena rock. Quando se apresentou no Rock in Rio, o comandante da festa:
No que diz respeito ao repertório, é válido esperar por sons vigorosos como “American Idiot”, “Holiday”, “Welcome to Paradise” (que em 2022 mobilizou uma roda gigantesca), “St. Jimmy” e “Minority”, além das mais lentas “Boulevard of Broken Dreams”, “Wake Me Up When September Ends”, “21 Guns”, da curiosamente progressiva “Jesus of Suburbia” e da climática “Longview”. Isso só para ficar na superfície. Fora a lentinha “Good Riddance (Time of Your Life)”, executada apenas por Armstrong no palco para concluir o set. Um encerramento quase anticlimáx para um show com níveis absurdos de energia.
Com direito até a pedido de casamento, Green Day está fazendo o melhor show do Rock in Rio 2022 até agora. A banda toda é afiada e impressiona como Billie Joe Armstrong é um puta frontman. pic.twitter.com/nRUbws0dhX
— Igor Miranda (@igormirandasite) September 10, 2022
Relembre abaixo o repertório tocado pelo Green Day no Rock in Rio 2022:
A partir das 19h do dia 20 de fevereiro de 2025, começam as vendas do The Town Card, que equivale a um ingresso para o gramado, válido para um dia do festival e sem data pré-definida. É uma compra “às cegas”: o público garante presença no evento antes da divulgação completa de todas as bandas e atrações.
Os ingressos serão vendidos exclusivamente online, por meio da plataforma Ticketmaster Brasil (thetown.ticketmaster.com.br). A organização recomenda que os fãs façam o cadastro na plataforma com antecedência, para facilitar o processo.
Na última edição, em 2023, os ingressos do The Town Card esgotaram em pouco mais de três horas. Na ocasião, cerca de 438 mil pessoas finalizaram a pré-venda na fila.
Os membros do clube de benefícios The Town Club terão acesso antecipado a uma pré-venda do The Town Card no dia 13 de fevereiro, às 19h, também pela plataforma Ticketmaster Brasil. Para adquirir o benefício e consultar outras informações, acesse: club.thetown.com.br.
+++ LEIA MAIS: A curiosa forma como o sucesso afetou o Green Day, segundo Billie Joe Armstrong
+++ LEIA MAIS: O hit do Green Day originalmente composto para o 5 Seconds of Summer
+++ LEIA MAIS: O cantor que é o Jesus do punk, segundo Billie Joe Armstrong
+++ LEIA MAIS: “A Terra é plana?!”: A opinião do Green Day sobre teóricos da conspiração
+++ LEIA MAIS: Como medo de palco fez Billie Joe Armstrong se tornar alcoólatra
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.