Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / APOIO

Como Freddie Mercury ajudava Brian May com suas inseguranças

Guitarrista admitiu que costumava perder a empolgação com novos trabalhos rapidamente devido a questões pessoais

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 26/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury e Brian May (Foto: FG/Bauer-Griffin/Getty Images)
Freddie Mercury e Brian May (Foto: FG/Bauer-Griffin/Getty Images)

Até mesmo grandes artistas sofrem com a insegurança. Um deles é Brian May, guitarrista do Queen. Para ajudá-lo a contornar o problema, o músico contava com a ajuda de seu parceiro Freddie Mercury, eterno vocalista da banda.

Em conversa com a Guitar World, May compartilhou algumas reflexões sobre o tema. O guitarrista de 77 anos revelou, inicialmente, sempre se empolgar ao iniciar algo novo. Todavia, logo a insegurança surge em seu caminho.

Ele disse:

Comigo, sempre começa com uma explosão de atividade, crença (no projeto) e inspiração. Eu penso: ‘ah, isso vai mudar o mundo’. E normalmente, isso é acompanhado por um período de total insegurança, na qual penso: ‘ah não, isso é lixo, nunca vai funcionar, minha banda vai detestar isso’.”

Até hoje Brian sofre um pouco com a insegurança. Especialmente no momento de apresentar um novo trabalho ao mundo.

O artista comenta:

Acho que isso é comum com muitas pessoas — aquele momento em que você se lança sobre as pessoas ao seu redor, olha para o rosto delas e se sente muito inseguro no momento. Quando eu canto para alguém, é algo que sempre me deixa nos nervos, não importa quem seja. Se a pessoa nunca ouviu a música antes, fico muito inseguro. Você só precisa superar isso.”
Brian May e Freddie Mercury durante show do Queen em 1986 (Foto: Dave Hogan/Getty Images)

Apoio do amigo

Por fim, Brian May revelou o apoio que sempre teve de Freddie Mercury para conseguir superar essas inseguranças. O guitarrista afirmou:

Freddie era sempre incrível. Eu costumava cantar algumas coisas para ele e ele sempre foi muito encorajador. Claro, eu geralmente compunha para ele. Tinha a consciência de compor algo que funcionasse para ele e não apenas para mim. E geralmente, ele se apoderava dela rapidamente. Em muitos casos, eu dizia: ‘Sim, sim, sim, eu posso fazer isso. Me dê uma chance, me coloque lá e farei isso’. Freddie sempre foi muito franco, ele tinha uma quantidade incrível de motivação, otimismo e energia. Ele me ajudou muito com minhas inseguranças e meio que me escolheu como seu guitarrista nos primeiros dias.”

A música que faz Brian May se lembrar de Freddie Mercury

Em outra entrevista, agora à Vulture (via site Igor Miranda), Brian May mencionou a música do Queen responsável por sempre fazê-lo se lembrar de Freddie Mercury. E não se trata de nenhum dos grandes hits da banda: a escolhida é “The Miracle”, faixa-título do álbum de 1989.

O guitarrista justificou a escolha:

Eu amo essa música porque ela é muito delicada e cheia de esperança e luz. Quando Freddie a compôs, já devia saber que o futuro não seria tão bom para ele. Acho que ele imaginava o que poderia acontecer. É simplesmente linda e muito inocente. Ele fala sobre as invenções no mundo com admiração. Isso nitidamente exclui todo o mal do mundo e todas as coisas terríveis que estavam acontecendo com ele e seus amigos. Eu simplesmente amo isso.”

Freddie Mercury faleceu em 24 de novembro de 1991, aos 45 anos. A causa foi uma broncopneumonia, agravada pelo vírus HIV. O óbito ocorreu um dia depois de o artista ter assumido a doença publicamente.

Colaborou: Augusto Ikeda.

+++LEIA MAIS: Brian May, do Queen, recorda os dias finais de Freddie Mercury: "nunca o vi chorar"

+++LEIA MAIS: Queen vende catálogo musical por quase R$ 7 bilhões