HIP HOP

Como Kendrick Lamar captou o espírito de L.A. para fazer ‘GNX’

Sounwave e outros colaboradores-chave nos levam por dentro da criação do mais recente clássico indicado ao Grammy do astro do rap

Rolling Stones EUA

Kendrick Lamar
Foto: Astrida Valigorsky/Getty Images

Quando Kendrick Lamar nocauteou Drake com “Not Like Us” de 2024, ele o fez com pompa e estilo. Foi um confronto musical épico que concluiu com Kendrick sendo coroado não apenas o vencedor do momento, mas o governante reinante do rap — e esse momento fez muito barulho. Mas quando Lamar lançou GNX (2025) vários meses depois, ele provou que ser tranquilo e calculista pode ser igualmente letal.

O sexto álbum de estúdio na discografia de Lamar, GNX chegou às plataformas digitais sem aviso em novembro de 2024. Amplamente considerado uma volta da vitória para Lamar e seu time, o projeto foi aclamado como confirmação de sua realeza. Agora foi indicado em uma série de categorias importantes para o Grammy Awards de 2026 — está empatado com nove indicações no total — incluindo Álbum do Ano.

No entanto, segundo Sounwave, o principal produtor e amigo de longa data de Lamar, GNX já estava em desenvolvimento muito antes de qualquer desafio ser lançado. A fundação do álbum foi estabelecida no final de 2022 e início de 2023, depois que o rapper de L.A. terminou a primeira parte de sua Big Steppers World Tour.

Falando exclusivamente com a Rolling Stone sobre a criação do álbum, Sounwave, que supervisionou a maior parte de GNX com o coprodutor Jack Antonoff, lembra que as duas primeiras músicas gravadas foram “Squabble Up” e “Man at the Garden”.

“Eu me lembro de colocar [a sample] no MPC e picar ela”, diz ele sobre “Squabble Up”, para a qual recrutou o produtor Scott Bridgeway — “um mestre do 808” — para criar a batida. “Ele colocou sua marca nisso, e finalmente começou a se transformar em algo. Mas estava rápido demais. Quando reduzimos a velocidade, sabíamos que tínhamos algo especial”.

“Man at the Garden” se destaca como uma das performances mais introspectivas de GNX. Sounwave se lembra de gravar a música em Nova York com Antonoff, e de conseguir a bênção da lenda do rap Nas para interpolar sua música Stillmatic “One Mic” na faixa — mas foi o ritmo de Lamar que uniu tudo. “Começou a se transformar em algo onde o Dot de repente teve esse flow”, diz o produtor. “O flow parecia tão nostálgico, tão pessoal, e nós simplesmente construímos a partir disso”.

Segundo Sounwave, nem todas as faixas foram inicialmente planejadas para serem músicas completas. “Luther”, a colaboração massiva com SZA, começou como um interlúdio e tomou forma com a ajuda do compositor Ink. “Recebi uma ligação do nosso mano Sounwave, ‘Ei, chega aí'”, diz Ink. “Estamos sintonizados desde então. É sempre bom trabalhar com pessoas que te inspiram”.

Agora, a faixa que samplea Luther Vandross está indicada a Gravação do Ano, Música do Ano e Melhor Performance de Rap Melódico no prêmio de 1º de fevereiro.

Kendrick Lamar Collaborators Reveal How He Made 'GNX'“Não havia bateria. Era literalmente eu picando a sample e o Dot cantarolando melodias. Tínhamos a sample guardada para sempre, nunca conseguimos decifrá-la”, diz Sounwave. “Mas quando ele acertou essa melodia específica, eu sabia que isso tinha que ser maior”. A mudança na direção criativa ilustrou como material que se pensava ser secundário se tornou central para GNX.

Às vezes isso aconteceu com a ajuda de outro produtor. Enquanto Sounwave era o arquiteto principal, ele contou com uma arma secreta, Mustard, em faixas como “Hey Now”. “Mustard aparece quando precisa aparecer”, diz ele, “e ele surgiu com aquela música. Lembro que, instantaneamente, todo mundo na sala começou a dançar e nunca pudemos deixá-la de lado”.

A sísmica “TV Off”, indicada a Melhor Música de Rap, evoluiu de uma ideia única para uma composição em duas partes com a ajuda do virtuoso do jazz Kamasi Washington, outro produtor creditado em GNX que trabalhou em todos os projetos de Kendrick desde To Pimp a Butterfly. “Kamasi regravou a seção de cordas, e simplesmente começou a ficar maior”, diz Sounwave.

“Parecia que eu fazia parte de um grupo de pessoas que eram todas muito brilhantes”, Washington conta à RS. “Parecia uma honra. Parecia, ‘Deixe-me fazer minha pequena parte para contribuir’. Tentei absorver estar com todos os outros. Eu meio que confio no Kendrick e em todos eles, e eles conseguiram levar isso a um lugar que é o nível máximo”.

Todo mundo sabia imediatamente que o momento em “TV Off” onde Kendrick grita o nome de Mustard seria um favorito dos fãs. “Assim que todo mundo ouviu aquele ‘MUSTARD!,’ a reação foi riso instantâneo, alegria e energia”, diz Sounwave. E Lefty Gunplay, cuja contribuição de seis palavras para a mesma música é outro destaque, lembra da vibe positiva na sala: “Eu tinha um bloco de notas e estava escrevendo. Então Kendrick Lamar entrou no estúdio, veio direto até mim, me deu um abraço”, diz ele. “Ele me disse que estava de olho em mim e que estou fazendo minha parte em Los Angeles. Que sou a peça que faltava do West”.

Em outro lugar, “Wacced out Murals”, a música que abre GNX, nasceu de uma inesperada sessão de gravação de madrugada conduzida pelo próprio Kendrick. “Sim, aquilo foi 100 por cento um momento Kendrick“, observa Sounwave. “Acho que ele fez aquilo tipo às seis da manhã numa noite. Só me lembro de ficar empolgado e animado ao ouvir. Eu nem estava na sala quando ele criou aquilo”.

Mas o coração e a alma do álbum estão em duas referências distintas. “Reincarnated” é uma reimaginação ardente do corte póstumo de 2Pac “Made Niggaz”, enquanto “Heart Pt. 6” samplea “Use Your Heart” de SWV.

A criação de “Reincarnated” exigiu reconstrução substancial para preservar a autenticidade do original de 2Pac. Foi difícil navegar, diz Sounwave, por causa da forma como “Made Niggaz”, que originalmente apareceu na trilha sonora do filme de 1997 Gang Related (1997), é considerada uma obra-prima conceitual.

“Aquilo é Pac. Aquilo é trilha de Gang Related. Aquilo é um momento para nós, e não queríamos estragar. Eu sabia que não poderíamos simplesmente samplear”, diz ele. Para prestar o devido respeito ao original, Sounwave trouxe o baixista Noah Ehler e o pianista Matthew “MTech” Bernard para gravar novas partes. “Começou a parecer mais adaptado ao que estávamos passando”, diz Sounwave.

Lamar e Sounwave são ambos orgulhosos angelinos, e fazem uma homenagem ao time de beisebol de sua cidade natal em “Dodger Blue”, com Wallie the Sensei, Siete7x e Roddy Ricch. A música, lançada entre duas vitórias da World Series para a cidade, reforça os temas de GNX de orgulho da cidade natal e camaradagem criativa — afinal, é preciso um time.

Siete7x observa que ficou particularmente orgulhoso de compartilhar a faixa com outros três artistas da mesma região da M.A.A.D. City. “Fiquei orgulhoso”, diz ele. “Estava sorrindo de orelha a orelha, apenas grato. Somos todos do mesmo lado oeste de Compton. Somos todos daquele pequeno círculo, aquela bolha, então aquilo realmente foi bom. Todos viemos do mesmo lugar, tentando sair, conseguir sair, e estamos conseguindo. Somos dedicados, estamos fazendo acontecer”.

Mais duas músicas em GNX que capturam esse sentimento: “Peekaboo”, com AzChike, e a faixa-título do álbum com Hitta J3, YoungThreat e Peysoh. Sounwave diz que elas enfatizam o desejo de Lamar de colaborar com intenção e destacar artistas que ele respeita. “Esse é quem seu personagem sempre foi”, diz Sounwave. “[Ele é] tipo, ‘Eu acredito em vocês. Quero que vocês brilhem'”.

Peysoh concorda. “Foi tudo em torno de vibes boas”, ele conta à RS. “Tudo foi tão natural. As conversas simplesmente fluíram. Tocamos em certos tópicos um com o outro antes mesmo de fazer qualquer música, de verdade. Foi simplesmente uma experiência massa por completo. Kendrick é um indivíduo muito humilde e pé no chão. Ele definitivamente fez sua parte pela Costa Oeste, e revelou alguns dos artistas [emergentes]. Nos deu uma plataforma, um holofote, e amplificou nossa voz, tudo junto”.

Prova disso: as contribuições vocais ao longo do álbum da cantora de mariachi Deyra Barrera. “Compton é uma cidade pequena, mas é um grande caldeirão. Meus vizinhos tocam Juan Gabriel o dia todo, alto”, diz Sounwave. “Essa era uma peça que faltava para nós. Precisávamos capturar o mesmo sentimento que tínhamos naquela época. E quando ela entrou, foi simplesmente mágico instantaneamente. Ela entendeu. Entrou na cabine e deu arrepios em todo mundo na sala”.

Mas depois de anos de trabalho de estúdio, às vezes até altas horas, como K. Dot e Sounwave sabiam que era hora de GNX brilhar? Tudo se resume à emoção, diz o produtor.

“Se eu não derramar uma lágrima no último segundo do álbum, ele não está pronto”, diz Sounwave. “Quando aquele último segundo da última música parou, seis da manhã, derramei uma lágrima. Pensei, ‘Terminamos'”.

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