OBSTÁCULO

Como pai de Cazuza tentou fazer filho se separar de Ney Matogrosso

Biografia do cantor ex-Secos & Molhados sugere que João Araújo, da Som Livre, não aprovava o relacionamento amoroso entre os dois

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda

Ney Matogrosso e Cazuza
Ney Matogrosso e Cazuza - Foto: reprodução / YouTube

Para a felicidade de João Araújo, pai de Cazuza e fundador da gravadora Som Livre, o romance do filho com Ney Matogrosso durou apenas três meses.

Isso porque, de acordo com o escritor Julio Maria, autor do livro Ney Matogrosso: a biografia (2021), João era contra o relacionamento amoroso entre os dois. O produtor musical chegou a tentar separá-los.

Segundo a obra, o próprio Cazuza desconfiou que o pai queria o término do romance ao perceber que filmes fotográficos de uma viagem dele e Ney haviam sumido, supostamente para apagar “qualquer vestígio de imoralidade”.

Além disso, Cazuza contou a Ney que os pais haviam lhe oferecido uma viagem para uma estação de esqui na França, com direito a companhia de “uma namorada”.

Cazuza
Cazuza – Foto: reprodução / YouTube

 

Um trecho do livro (via Metrópoles) traz o seguinte relato:

“Cazuza disse a Ney que o pai deveria ter descoberto a relação dos dois e que, com a viagem, queria separá-los: ‘Ele está querendo me tirar de perto de você’. Ney entendeu que o parceiro deveria ir e fez uma promessa: ‘Aproveita. Quando você voltar, eu estarei aqui’. Cazuza aceitou o convite e chamou a amiga Patrícia Casé. Deixou seu carro com a antena do rádio quebrada na garagem de Ney e partiu.”

O rompimento de Cazuza e Ney Matogrosso

O fim do romance, no entanto, foi motivado por outros aspectos, ligados à personalidade e ao comportamento de Cazuza. Em entrevista de 2024 à revista Veja, Ney Matogrosso explicou:

“Fui completamente apaixonado, mas era difícil conviver com os dois Cazuzas que havia nele. No lado público, se mostrava agressivo, louco, bêbado e cheirava muito pó. Já na intimidade, era o oposto. Foi uma das pessoas mais encantadoras que conheci. A relação durou três intensos meses.”

Ney Matogrosso ao vivo em 2025
Ney Matogrosso ao vivo em 2025 – Foto: Pedro Gomes / Redferns

 

Ney deu detalhes sobre o término da relação:

“Uma vez, ele sumiu por quatro dias e apareceu na minha casa sujo, fedendo, com um traficante a tiracolo. Discutimos, e Cazuza cuspiu em mim. Aí dei um tapa na cara dele e o mandei ir embora. Seguimos amigos, nos amando, mas sem sexo.”

O filme Homem com H

O namoro é retratado no filme Homem com H, cinebiografia que se debruça sobre a vida e obra de Ney. Nela, vemos como o ex-vocalista do Secos & Molhados conhece o então futuro cantor do Barão Vermelho — e também como tudo terminou de maneira abrupta.

Homem com H estreou na Netflix no dia 17 de junho e logo chegou ao topo da lista dos filmes mais assistidos na plataforma de streaming. Na cinebiografia, Ney Matogrosso é interpretado pelo ator Jesuíta Barbosa.

+++ LEIA MAIS: Por que internautas estão criticando Cazuza após filme de Ney Matogrosso
+++ LEIA MAIS: O arrependimento que Cazuza revelou a Ney Matogrosso pouco antes de morrer
+++ LEIA MAIS: Cazuza: o duplo sentido de ‘carreira, dinheiro, canudo’ na letra de ‘Exagerado’

TAGS: Cazuza, Homem com H, joão araújo, ney matogrosso