Como será o formato da despedida do Black Sabbath, segundo Zakk Wylde
Guitarrista de Ozzy Osbourne e do Black Label Society antecipa um pouco do que irá rolar no festival Back to the Beginning, neste sábado
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Que o evento de despedida do Black Sabbath, Back to the Beginning, será uma grande e merecida festa em homenagem aos pais do heavy metal, não há dúvida. Mas como vai fucionar o formato e a dinâmica do festival?
É possível que todos os detalhes só sejam conhecidos por duas pessoas, Sharon Osbourne e o diretor artístico Tom Morello (Rage Against the Machine). Todavia, o guitarrista Zakk Wylde ofereceu algumas informações prévias.
Segundo o músico, fundador do Black Label Society e também integrante da banda solo de Ozzy Osbourne, é provável que cada artista combine um pouco de seu material com uma música do Black Sabbath. À Rolling Stone EUA, ele comentou:
“Acho que todas as bandas vão fazer… digamos, se tocarem três ou quatro músicas, tocarão duas ou três de suas músicas e depois uma do Sabbath. Acho que é isso que todo mundo está fazendo. Todo mundo vai prestar homenagem ao Sabbath, e então vamos sentar e assistir ao Sabbath no final da noite, vê-los arrasar.”
A função de Tom Morello
Wylde afirmou que a divisão do repertório do Sabbath ficou a cargo de Morello. A preocupação foi não repetir músicas e evitar que alguma banda toque o que os pais do heavy metal irão tocar em sua apresentação, o grand finale do festival.
“Acho que o Tom está tentando garantir que todo mundo tenha sua própria música para tocar. E aí você tem que escolher. O Sabbath tem muitas músicas incríveis para escolher. Seria ótimo se todo mundo simplesmente cantasse ‘Iron Man’. (Risos). Mas aí seriam 12 horas apenas de ‘Iron Man’.”
Por fim, Black Sabbath
E quando o Sabbath subir ao palco, no fim da noite, Zakk garantiu que estará lá para assistir de perto:
“Basicamente, só os quatro. Acho que todo mundo vai estar lá em cima no palco assistindo. Quer dizer, como não assistir? Acho que vai ser um momento realmente incrível.”

Formato do Back to the Beginning
Em fevereiro, quando Back to the Beginning foi anunciado, Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy, também havia fornecido algumas informações. E bate com o que foi dito por Zakk Wylde.
Ela afirmou ao NME (via site Igor Miranda):
“Começa ao meio do dia, então você vai ver um ícone tocando com outro ícone, tocando uma música do Sabbath e uma ou duas deles próprios, e pessoas tocando com outras que você nunca achou que veria. Tom Morello vai tocar com o baterista do Tool (Danny Carey) e eles vão ter Billy Corgan (frontman do Smashing Pumpkins) com eles – eles são todos de Chicago, então vão se entender.”

Na época, Tony Iommi também se manifestou. O guitarrista do Sabbath, até por conta da idade (77 anos), disse que não estará no evento ao longo do dia inteiro, mas que os fãs irão curtir muito todos os shows:
“Será um grande evento para estar com todo mundo. Não vou estar lá o dia todo, isso é certeza. Vai ser ótimo que eles estarão todos lá por nós.”

A despedida do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne
Back to the Beginning será realizado neste sábado, 5, no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra. Haverá transmissão por meio do site oficial do festival.
Veja abaixo a lista de atrações:
Black Sabbath
Ozzy Osbourne (solo)
Metallica
Guns N’ Roses
Tool
Slayer
Pantera
Gojira
Alice in Chains
Halestorm
Lamb of God
Anthrax
Mastodon
Rival Sons
Convidados adicionais:
Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
David Draiman (Disturbed)
Duff McKagan
Fred Durst (Limp Bizkit)
Lzzy Hale
Jake E. Lee
Jonathan Davis (Korn)
K.K. Downing
Mike Bordin (Faith No More)
Papa V Perpetua (Ghost)
Rudy Sarzo
Sammy Hagar
Slash
Sleep Token II (Sleep Token)
Tom Morello
O evento terá caráter beneficente, com todo o lucro destinado a três instituições de caridade: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
+++ LEIA MAIS: A histórica foto do Black Sabbath com convidados de sua despedida
+++ LEIA MAIS: A grave doença que quase nos tirou Tony Iommi na última década
+++ LEIA MAIS: Os problemas de saúde que acometeram Bill Ward nas últimas décadas