Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Como síndrome do pânico influenciou “Primeiros Erros”, do Capital Inicial

Reflexiva composição de Kiko Zambianchi foi criada quando o artista sofria com a doença, ainda não diagnosticada

Igor Miranda Publicado em 22/07/2023, às 21h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dinho Ouro Preto (Foto: Fernando Pires)
Dinho Ouro Preto (Foto: Fernando Pires)

É seguro dizer que o maior hit do Capital Inicial não foi composto pela própria banda. “Primeiros Erros (Chove)”, criação de Kiko Zambianchi, já havia recebido versões de Lobão, Simony e do próprio artista quando, em 2000, foi regravada pelo grupo do vocalista Dinho Ouro Preto em seu Acústico MTV. Como resultado, o álbum teve mais de 1 milhão de cópias vendidas. Hoje, é a canção mais reproduzida da banda no Spotify, com quase 80 milhões de execuções.

Em entrevista ao site G1, Zambianchi revelou ter composto “Primeiros Erros” em um momento difícil de sua vida. Natural de Ribeirão Preto, o artista havia se mudado para São Paulo com a intenção de apostar em sua carreira musical. Profissionalmente, deu certo; já no âmbito pessoal, ele sofreu bastante com a solidão por estar em uma cidade imensa sem conhecer ninguém.

“‘Primeiros Erros’ foi criada em uma época em que eu tinha síndrome do pânico e não tinha diagnóstico ainda. A doença não existia e eu fiquei sofrendo muito tempo com isso. Eu estava em São Paulo, era um período de muita solidão, eu vinha de Ribeirão, onde eu era um cara popular, conhecia todo mundo, tinha vários amigos, e eu cheguei a São Paulo, aquela coisa, ninguém conhece ninguém. [...] ‘Primeiros Erros’ foi feita com várias músicas nesse período que eu estava passando por esses apuros em São Paulo.”

A canção foi introduzida logo no primeiro álbum de Kiko, Choque (1985),mas não foi escolhida pela gravadora EMI como single. A ideia era trabalhar na divulgação de “Rolam as Pedras” e da faixa que dá nome ao disco. Quando chegou a vez de “Primeiros Erros”, os executivos queriam logo que o artista gravasse outro trabalho.

“Eu peguei o disco debaixo do braço e fui nas rádios mostrando a música sem a gravadora, falando que eu estava trabalhando aquela música, e pra minha alegria assim a coisa aconteceu. As outras rádios viram que a rádio [que aceitou tocar a canção] estava em primeiro lugar, foram ver o que estavam tocando e ‘Primeiros Erros’ estava ali entre as músicas, e eles começaram a tocar. Então foi a primeira vez que aconteceu, nos anos 80, 1985, começo de 1986. A própria gravadora meio que foi obrigada a fazer um vídeo, a fazer um single para mandar para as rádios, porque começou a tocar muito.”

“Primeiros Erros” e Capital Inicial

Uma década depois, Simony regravou “Primeiros Erros”, que acabou inserida na trilha sonora da novela Cara e Coroa (1996). Mas o estouro definitivo veio com o Capital Inicial, que vinha de um período em baixa e até alguns anos sem Dinho Ouro Preto na formação. A canção entrou para o repertório do Acústico MTV, do qual Kiko Zambianchi participou tocando violão e fazendo backing vocals. Ele relembra:

“Eles estavam totalmente focados em ‘Primeiros Erros’ e acho que acertaram. Foi uma boa escolha e pra mim foi ótimo, porque achei que tinha feito muito sucesso com a Simony, quando surgiu o Capital realmente foi um sucesso muito grande.”