Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Filme-concerto

Como 'Stop Making Sense' mudou a história dos filmes-concerto

O filme será relançado nos cinemas em comemoração aos 40 anos da obra

Imagem: Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Lançado originalmente em 1984, Stop Making Sense, dirigido por Jonathan Demme, é considerado por muitos o maior filme-concerto de todos os tempos. O documentário, que registra três noites de apresentações do Talking Headsno Pantages Theatre, em Hollywood, será relançado nos cinemas em uma versão remasterizada em 4K, pela A24 e será relançado pela O2 Play no Brasil, com exibições em salas IMAX. 

Bianca Jhordão, cantora, compositora e guitarrista da banda Leela (@leelaoficial), comenta:

Esse espetáculo registra o apogeu do Talking Heads que revolucionou o cinema de rock e trouxe noções avançadas de edição, iluminação e teatro pro show de rock.
Tem toda uma geração de bandas influenciadas pelo Talking Heads, então vale a pena você conhecer.

Adicionado ao Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em 2021, Stop Making Senseé um marco para o cinema de Rock. A pré-venda dos ingressos para o relançamento começa no dia 22 de agosto.

Stop Making Sense foi importante para os filmes de show porque não só mostrou a música, mas também capturou toda a energia e a presença de palco do Talking Heads. A direção de Jonathan Demme fez toda a diferença, já que conseguiu destacar detalhes como a iluminação, os movimentos da banda e a interação entre os músicos.

Esse filme mostrou como é possível juntar música ao vivo e uma narrativa visual.