Segundo músicos e fãs, cena independente da Ucrânia cresceu bastante após Rússia invadir o país europeu
Mesmo com país em guerra, os ucranianos seguem usando música como resistência e até uma ferramenta de escape para essa situação tão crítica na história da Ucrânia, invadida em grande escala pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.
No site da Al Jazeera, em matéria escrita por Nils Adler, o jornalista falou com alguns músicos do país e como a carreira deles mudou com a chegada do conflito - e os fãs e público passaram a valorizar mais a música.
+++LEIA MAIS: Pink Floyd arrecada R$ 3 milhões com single de caridade para Ucrânia
"Os jovens não apreciavam a música da mesma forma antes da guerra," afirmou Boghdan Sulanov, vocalista da banda de heavy metal YAD. "Nossa banda sempre canta sobre nossos problemas e, no momento, é o que queremos sobreviver."
Por ser músico independente, Sulanov trabalha como desenvolvedor de software: "Todos nós precisamos trabalhar, mas também precisamos de energia, e isso pode vir da música!" A reportagem também falou com Bohdana Nykyforchyn, cantora da YAD de 35 anos que segue firme com a carreira.
Estou grávida de oito meses e meu sonho era subir nesse estágio. Quando a segunda música começou, senti todas as minhas emoções borbulhar. Meus hormônios estão por toda parte!
+++LEIA MAIS: Esposa de David Gilmour chama Roger Waters de “antissemita” e “apoiador de Putin”
Já Marichka Chichkova, organizadora do evento que YAD tocou, mesmo não sendo fã de heavy metal, explicou como esses eventos são bastante importantes. "Também é um lançamento para os músicos; isso é muito importante também," disse. Houve bom aumento da cena underground e independente na Ucrânia, em cidade como Lviv e Kiev, principalmente.
Esse movimento impressiona o público e fãs. Segundo Max Antoniuk, amante da música de 30 anos, houve “uma explosão de criação musical” desde o começo da guerra. Ele explicou como muitos músicos queriam assinar contratos com alguma grande gravadora, mas os artistas ucranianos, atualmente, "produzem música sem interesse comercial," o que agrega muito para a cena independente.
+++LEIA MAIS: Rússia pede para Roger Waters, do Pink Floyd, falar sobre Ucrânia na ONU; entenda
Engenheiro que aprende a tocar violão com um dos integrantes do YAD, Denys Levchunets comentou sobre as tendências da música ucraniana mudarem desde 24 de fevereiro de 2022. "Agora nossa existência está ameaçada, os temas mudaram, a linguagem mudou."
Muitos artistas que usavam a língua russa antes agora usam apenas ucraniano.