CANAL BIS

Conheça a série documental Afrofluxo - O Som da Música Preta, que destaca artistas históricos

Com entrevistas do documentarista Luz Barbosa, Afrofluxo - O Som da Música Preta já teve os dois primeiros episódios transmitidos no Canal Bis

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 13/08/2024, às 11h49 - Atualizado às 12h55
Luz Barbosa em entrevista a Bira Presidente (Foto: Beni Blazquez)
Luz Barbosa em entrevista a Bira Presidente (Foto: Beni Blazquez)

Série documental do Canal Bis, Afrofluxo - O Som da Música Preta disseca alguns dos nomes importantes da música preta brasileira, que teve e tem grande impacto na cultura do país. Com dois episódios até o momento, a produção é dirigida por Luz Barbosa, idealizada pela diretora artística Ju Vicente e produção da Preta Portê Filmes.

O primeiro capítulo analisou a origem e criação do Fundo de Quintal, um dos grupos mais importantes do samba, que surgiu em 1978. Já o segundo fala um pouco sobre o Soul, que chegou ao país nos anos 1970 e se tornou um expoente cultural no Brasil.

+++LEIA MAIS: A história polêmica de “Money for Nothing”, do Dire Straits

Vale lembrar como, caso você não consiga assistir aos episódios, que são cinco ao todo e transmitidos às quintas-feiras, é possível acompanhar no catálogo de assinantes do Globoplay. Em seguida, Afrofluxo - O Som da Música Preta mostrará Samba-Rock, Música Popular Brasileira (MPB) e os Blocos Afro.

Em declaração à imprensa, Luz Barbosa falou sobre o projeto e a influência de artistas negros não apenas para ele, mas na sociedade. "Falar sobre samba é uma delícia, quem faz o samba acontecer sempre fala dele com muita paixão. O samba não é só uma música, é uma forma de ver a vida e se relacionar com ela," afirmou.

+++LEIA MAIS: Michael Jackson: Conheça algumas curiosidades interessantes sobre o Rei do Pop

"A música preta tem sua base no encontro. Seja dançando samba-rock com a minha tia, ouvindo meu pai tocar atabaque ou indo num baile com os meus amigos pela primeira vez, o que acontece ali está para além da música," continuou o artista. "É uma energia que te atravessa de inúmeras formas. As conversas que tive ao longo das filmagens me transportam diretamente para esses momentos."