CANAL BIS

Conheça a série documental Afrofluxo – O Som da Música Preta, que destaca artistas históricos

Com entrevistas do documentarista Luz Barbosa, Afrofluxo – O Som da Música Preta já teve os dois primeiros episódios transmitidos no Canal Bis

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Luz Barbosa em entrevista a Bira Presidente (Foto: Beni Blazquez)
Luz Barbosa em entrevista a Bira Presidente (Foto: Beni Blazquez)

Série documental do Canal Bis, Afrofluxo – O Som da Música Preta disseca alguns dos nomes importantes da música preta brasileira, que teve e tem grande impacto na cultura do país. Com dois episódios até o momento, a produção é dirigida por Luz Barbosa, idealizada pela diretora artística Ju Vicente e produção da Preta Portê Filmes.

O primeiro capítulo analisou a origem e criação do Fundo de Quintal, um dos grupos mais importantes do samba, que surgiu em 1978. Já o segundo fala um pouco sobre o Soul, que chegou ao país nos anos 1970 e se tornou um expoente cultural no Brasil.

+++LEIA MAIS: A história polêmica de “Money for Nothing”, do Dire Straits

Vale lembrar como, caso você não consiga assistir aos episódios, que são cinco ao todo e transmitidos às quintas-feiras, é possível acompanhar no catálogo de assinantes do Globoplay. Em seguida, Afrofluxo – O Som da Música Preta mostrará Samba-Rock, Música Popular Brasileira (MPB) e os Blocos Afro.

Em declaração à imprensa, Luz Barbosa falou sobre o projeto e a influência de artistas negros não apenas para ele, mas na sociedade. “Falar sobre samba é uma delícia, quem faz o samba acontecer sempre fala dele com muita paixão. O samba não é só uma música, é uma forma de ver a vida e se relacionar com ela,” afirmou.

+++LEIA MAIS: Michael Jackson: Conheça algumas curiosidades interessantes sobre o Rei do Pop

“A música preta tem sua base no encontro. Seja dançando samba-rock com a minha tia, ouvindo meu pai tocar atabaque ou indo num baile com os meus amigos pela primeira vez, o que acontece ali está para além da música,” continuou o artista. “É uma energia que te atravessa de inúmeras formas. As conversas que tive ao longo das filmagens me transportam diretamente para esses momentos.”

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, gosta de ver filmes e séries e ficar com as duas calopsitas de estimação no tempo livre. Na carreira, tem passagem por Rádio Gazeta AM, Exitoína, CineBuzz e Showmetech.
TAGS: Afrofluxo - O Som da Música Preta, canal bis, Documentário, Globoplay, série documental