Cantora se apresenta no Rock in Rio nesta sexta-feira (20) e comentou rivalidade com a rainha do pop
“We Are the World” é uma das músicas mais marcantes da história. Escrita por Michael Jackson e Lionel Richie e gravada em 1985, ela foi dedicada às vítimas da fome na África.
Lançada em março daquele ano, as vendas alcançaram 7 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Todo o lucro arrecadado foi destinado para ajuda humanitária e em pouco tempo a canção se tornou o single mais rapidamente difundido na história da música pop.
Ao todo, o projeto reuniu 51 músicos, incluindo artistas como Stevie Wonder, Tina Turner, Billy Joel, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper e Bob Dylan.
+++LEIA MAIS: We Are The World’ - 5 curiosidades dos bastidores da gravação
No entanto, um nome de peso ficou de fora da seleção.
Quem não foi convidada para participar de “We Are the World” foi a cantora Madonna.
No documentário A Noite que Mudou o Pop, produzido pela Netflix com bastidores sobre a gravação, Lionel Richie revelou que a rainha do pop não foi escolhida para dar lugar a outra cantora que começou a fazer sucesso na época: Cyndi Lauper.
Segundo ele, Lauper acabou convidada porque um produtor do clipe tinha mais simpatia por ela.
Nós tínhamos apenas metade de um verso para ser cantado, então precisávamos ter vozes que as pessoas saberiam no momento em que escutassem. O ponto é: você precisa ter uma voz identificável. Por algum motivo, Cyndi tinha o seu 'wewewe' e foi isso", disse Lionel Richie no programa Jimmy Kimmel Live!.
Após a declaração, o apresentador questionou Richie, afirmando que essa decisão foi um erro. “Você está certo”, respondeu o cantor.
Cyndi Lauper reagiu às declarações de Lionel Richie. Durante participação no programa Watch What Happens Live with Andy Cohen, ela concordou que a ausência de Madonna foi um equívoco e explicou a decisão.
Claro que falei com ele [Richie]. Eu acho que foi um erro não convidar Madonna. Mas eles me escolheram para cantar aquela parte. Eu tenho uma voz aguda, é por isso que eles queriam que eu cantasse.”
Em outra oportunidade, Cyndi Lauper também comentou a rivalidade com Madonna.
As duas artistas faziam grande sucesso na música pop nos anos 80, logo após lançarem seus álbuns de estreia no mesmo ano, e sempre foram colocadas uma contra a outra pela indústria musical.
Em entrevista ao The New York Times (via CARAS), a dona do hit "Girls Just Want To Have Fun" lamentou ter sido colocada contra a rainha do pop.
+++LEIA MAIS: Cyndi Lauper no Rock in Rio 2024: confira a setlist provável
Em programas de entrevistas e nos colégios - e até mesmo no single beneficente "We Are the World" - celebridades e fãs eram convidados a escolher uma. Era como comparar maçãs e laranjas", disse a cantora.
Cyndi ainda afirmou que fica chateada que essa pressão as impediu de ter uma amizade. "Foi uma pena. Eu teria gostado de ter uma amiga como ela", disse a artista, que nunca expressou um conflito pessoal com Madonna publicamente.
Cindy Lauper se apresenta no Rock in Rio nesta sexta-feira (20). 2024 será o último ano de sua última turnê, que marca o fim de quase cinco décadas nos palcos.