Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / LUTO

Dave Gahan, do Depeche Mode, sobre morte de Mark Lanegan: 'O mesmo que perder Bowie'

Nomes marcantes da música, Dave Gahan e Mark Lanegan se tornaram grandes amigos nos anos 2000 e realizaram algumas colaborações

Dave Gahan (Foto: Daniele Venturelli/Daniele Venturelli/Getty Images) e Mark Lanegan (Foto: Sylvain Lefevre/Getty Images)
Dave Gahan (Foto: Daniele Venturelli/Daniele Venturelli/Getty Images) e Mark Lanegan (Foto: Sylvain Lefevre/Getty Images)

Conhecido como cantor, compositor e frontman do Depeche Mode, Dave Gahan possui extensa e aclamada carreira da música, na qual fez diversas amizades ao longo dos anos, como Mark Lanegan, ícone do grunge que foi vocalista do Screaming Trees e colaborador do Queens of the Stone Age, que morreu aos 57 anos.

Na noite da última quinta, 5, Lanegan foi homenageado em um show feito por amigos e colegas, como o próprio Gahan, Josh Homme, Troy Van Leeuwen, Soulsavers, Greg Dulli, Bobby Gillespie, Alison Mosshart, Chrissie Hynde, entre outros. Eles apresentaram músicas feitas por Mark Lanegan.

Gahan e Lanegan ficaram amigos quando eles fizeram turnê juntos nos anos 2000. Depois, os dois gravaram com Soulsavers. Durante entrevista ao NME, o integrante do Depeche Mode explicou como ficou impactado com a morte do amigo.

"Está na hora; você começa a pensar no tempo. Eu sabia que Mark estava lutando com sua saúde e tentando cuidar disso de várias maneiras. Acho que tudo o alcançou," afirmou. "Você chega a uma certa idade em que se pergunta: 'Por que isso dói? Por que não posso fazer isso?' Você não se sente mais velho em minha mente, mas você sente isso."

Para mim, perder Mark foi o mesmo que perder [David] Bowie. Você sabe: tique-taque, não somos invencíveis, não estamos aqui para sempre, você só precisa aproveitar o tempo que tem. Dê um pouco mais de tempo para sua família e amigos e seja grato pelo que você tem.

"Mark lutou durante anos com seus demônios – como todos nós, alguns de nós mais do que outros – mas suas composições e, em particular, a voz dele tem sido minha companheira há anos," continuou o artista.

+++LEIA MAIS: Mark Lanegan ameaça Liam Gallagher: ‘Eu realmente poderia te machucar’
+++LEIA MAIS: Mark Lanegan: ‘A heroína me salvou de morrer de alcoolismo’
+++LEIA MAIS: Em ‘treta’ com Liam Gallagher, Mark Lanegan chama o ex-Oasis de ‘velho tio excêntrico’
+++LEIA MAIS: O Nirvana é essencial agora como era nos anos 1990, afirma Mark Lanegan
+++LEIA MAIS: As melhores parcerias feitas por Josh Homme, segundo o próprio