Dave Grohl responde se Nirvana se vendeu
Em podcast, Dave Grohl, Krist Novoselic e Steve Albini falaram se Nirvana se afastou das raízes punk após sucesso
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 24/10/2023, às 09h24Uma das principais bandas grunges da história da música, Nirvana é alvo de algumas discussões que alegam como a banda se vendeu por dinheiro - e o sucesso entrou em conflito com as raízes punk dos músicos. Agora, Dave Grohl, Krist Novoselic e Steve Albini falaram sobre esse assunto.
Os três artistas participaram do podcast Conan Needs A Friend, apresentado por Conan O’Brien, para falar sobre 30 anos de In Utero, terceiro e último disco de estúdio do grupo. No episódio (via NME), lançado na última segunda, 23, O’Brien questionou se o sucesso da banda ia contra a origem punk.
+++LEIA MAIS: Como Dave Grohl lidou com o luto pela morte de Kurt Cobain
Primeiro a se pronunciar, Albini explicou como encontrou diversas críticas como essa fora da cultura punk. "Nunca experimentei isso genuinamente de alguém na cena punk que não fosse puramente uma expressão de ciúme. No geral, fãs do Nirvana queriam que o grupo se tornasse um sucesso, autossustentável e amado," afirmou.
Em seguida, Dave Grohl acrescentou: "Antes de gravarmos o álbum Nevermind (1991), vivíamos praticamente na miséria." Nesse período, ele dividia um apartamento pequeno, "nojento" e coberto com "palito de salsicha empanada" e "cigarros" com Kurt Cobain.
Eu teria feito qualquer coisa para ter meu próprio apartamento e poder fazer isso fazendo música.
+++LEIA MAIS: A maior banda de rock da história na opinião de Dave Grohl
"Eu sei que a transição aconteceu rapidamente, mas você não acabou com 1 milhão de dólares na sua caixa de correio no dia seguinte," brincou o astro dos Foo Fighters. Por fim, Dave Grohl comentou como não se sentiu "em conflito" ou "vergonha" por pagar a casa da mãe ou comprar um carro para ela com o dinheiro da banda.
Acho que a razão pela qual não me senti pessoalmente em conflito foi porque sabia que a banda não tinha feito nada fora de nós mesmos para chegar lá.