EXPLICAÇÃO

Dave Mustaine revela razões para acabar com o Megadeth após turnê final

Além da excursão, banda americana metal tem vários compromissos pela frente, como um novo álbum e um documentário a serem lançados em janeiro de 2026

Guilherme Gonçalves

Dave Mustaine, líder do Megadeth, em 2022
Dave Mustaine, líder do Megadeth, em 2022 - Foto: Joseph Okpako / WireImage

Dave Mustaine, fundador e líder do Megadeth, detalhou as razões que levaram à decisão de encerrar a banda. As atividades serão concluídas após o lançamento de seu próximo álbum de estúdio, em 23 de janeiro, e a subsequente turnê de despedida, ainda sem data para encerrar.

O vocalista e guitarrista citou problemas de saúde persistentes e o desejo de encerrar a carreira da banda em alta. A ideia é garantir que os fãs recebam performances convincentes, ainda com “cem por cento” dele e dos demais integrantes.

Em uma entrevista concedida ao programa Trunk Nation With Eddie Trunk (via Blabbermouth), da rádio SiriusXM, Mustaine, de 64 anos, revelou:

“Estava demorando para acontecer — apenas problemas físicos que estavam acontecendo. Mas minhas mãos estavam me deixando na mão. E havia outras coisas difíceis por causa de tudo que está acontecendo no meu pescoço e no meu tronco. Toda essa área tem artrite e hérnias de disco. Eu tenho uma vértebra lombar quebrada. Claro, vocês sabem que eu tenho a coluna fundida, perto dos ombros, perto do pescoço. É muita coisa.”

O músico declarou que sempre manteve o princípio de que pararia quando não pudesse mais entregar o seu máximo no palco. Ele afirmou:

“Sempre disse que quando chegasse ao ponto em que eu fosse incapaz de dar cem por cento todas as noites, seria quando eu começaria a considerar a redução (das atividades). Eu não sei por quanto tempo mais posso fazer isso. Minhas mãos estão realmente doendo.”

A despedida do Megadeth

Embora a turnê de despedida, This Was Our Life, vá ser extensa — Dave Mustaine sugeriu que pode durar de três a cinco anos —, o músico não planeja se afastar totalmente da música. Ele cogita “continuar fazendo música de alguma forma” mas não mais com turnês mundiais extenuantes como as do Megadeth.

Mustaine pediu aos fãs:

“Não fiquem bravos, não fiquem tristes, fiquem felizes por todos nós, venham celebrar comigo nestes próximos anos.”

Novo álbum, documentário e show no Brasil

Além do disco e da turnê de despedida, o Megadeth também anunciou um documentário a ser lançado em 22 de janeiro. Megadeth: Behind the Mask (Megadeth: Por Trás da Máscara, na tradução em português) será exibido em cerca de mil salas de cinema em 35 países.

A turnê vai passar pelo Brasil em maio de 2026. Pelo menos a princípio, será apenas um show, marcado para o dia 2, no Espaço Unimed, em São Paulo. Os ingressos esgotaram com seis meses de antecedência.

+++ LEIA MAIS: Documentário do Megadeth será exibido nos cinemas em janeiro; saiba mais
+++ LEIA MAIS: Megadeth esgota ingressos no Brasil com 6 meses de antecedência
+++ LEIA MAIS: O emotivo comunicado em que Dave Mustaine anuncia o fim do Megadeth

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: dave mustaine, Megadeth