Disco dos mais importantes da carreira de David Bowie fez 50 anos na última semana; para relembrar, reunimos 50 curiosidades sobre sua produção
Foi em uma sexta-feira, dia 16 de junho de 1972, que David Bowie lançou seu 5º álbum de estúdio. Mais que isso, foi ali um ponto de virada na carreira do britânico, que retornava ao glam rock após dois discos mais experimentais - The Man Who Sold the World(1970) e Hunky Dory(1971).
O disco apresentava um avanço conceitual de Bowie, que se apresentava ali na figura de um alienígena roqueiro e bissexual chamado Ziggy Stardust. Maquiado, com cabelos tingidos e roupas extravagantes, Bowie pegava carona na estética nascente da disco music para abordar as questões que o cercaram de polêmicas na década anterior - nomeadamente o consumo de drogas e a sexualidade. Era como se, na ousadia do pseudônimo, Bowie confirmasse todas as especulações a seu respeito até então.
Musicalmente, o disco inaugurava uma nova década e uma nova era em sua música. Dentre as faixas, ele continha o que se tornaram rapidamente alguns dos clássicos de Bowie, como "Suffragette City, "Star" e o clássico "Starman" - que acaba de ganhar versão exclusiva gravada também em 1972 para o programa Top of the Pops. The Rise And Fall... representava a reunião de diversas experimentações musicais para o músico, notadamente o diálogo com o soul e com o que viria a tornar-se o punk em alguns anos.
Em seus 50 anos, completados na última semana, o disco acumulou dezenas de reconhecimentos para David Bowie, antes e depois da morte do músico, em 2016. Em 2003, a Rolling Stoneamericana elencou The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Marscomo o 35º melhor álbum de todos os tempos em sua lista 500 Greatest Albums of All Time, reforçando a "automitologia" do disco.
Para celebrar o marco de 50 anos de The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, reunimos abaixo 50 curiosidades sobre o disco - um dos melhores e mais transformadores da carreira de David Bowie e da música mundial.
+++ LEIA MAIS: Ícone do rock, David Bowie escrevia as próprias canções?
1. The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars foi discutida no passado tanto como uma peça de teatro quanto um filme;
2. O álbum foi co-produzido por Ken Scott, que anteriormente co-produziu Hunky Dory, projetou “Space Oddity” e mixou The Man Who Sold The World;
3. As famosas fotos de capa foram tiradas do lado de fora da Heddon Street 21, perto da Regent Street em Londres em janeiro de 1972, onde uma loja temporária foi criada este ano para comemorar o 75º aniversário de David. A locação foi escolhida pois o fotógrafo Brian Ward tinha seu estúdio na Heddon Street 29;
4. Apenas 17 cliques foram tirados na Heddon Street. Todas foram tiradas em preto e branco e então coloridas por Terry Pastor, que também coloriu a foto na capa de Hunky Dory;
5. O ícone fashion Kate Moss usou quatro looks originais do período de Ziggy Stardust: o macacão de uma perna de Kansai Yamamoto, a bota plataforma vermelha e dois kimonos para a revista Vogue em 2003, e o terno ‘criaturas da floresta’ para aceitar o prêmio Brit em nome de Bowie em 2014;
6. O cabelo vermelho, assinatura de Ziggy, foi aplicado por Suzi Fussey, que era a namorada do guitarrista Mick Ronson. A cor era Red Hot Red da Schwarzkopf, e o corte de cabelo custou a Bowie 2 euros. O cabelo foi inspirado por uma modelo vestida por Kansai Yamamoto em uma edição de 1971 da Honey Magazine;
7. Apesar de não ainda não ser nomeado como tal, o primeiro show de Ziggy Stardust And The Spiders From Marsaconteceu no sábado, 29 de janeiro de 1972, no Friars Club, Salão de Assembléias do Município na Aylesburry Market Square. Acredita-se que eles revelaram seis músicas do álbum seguinte, e que Freddie Mercury e Roger Taylor, do Queen, compareceram ao show;
8. A famosa performance de Bowie de “Starman” no Top Of The Pops foi gravada em 5 de julho e transmitida em 6 de julho, e, pelas regras da Assembléia dos Músicos, os vocais principais de Bowie foram performados ao vivo. A faixa de fundo, com os backing vocals para o Top Of The Pops, foi gravada em 29 de junho no Trident Studios com Ken Scott, e apresenta o improviso único de David no verso em que entoa “hey brown cow”;
9. O Top Of The Popsnão foi a primeira performance de "Starman" na TV. A primeira aconteceu no show de música infantil “Lift Off With Ayshea”, de Granada, apresentado por Ayshea Brough. Foi gravada em 15 de junho e transmitida no dia 21. Infelizmente, nenhuma cópia visível desta performance foi descoberta;
10. As versões covers performadas durante a turnê Ziggy Stardust incluíram “Waiting For The Man” e “White Light”, do The Velvet Underground; “My Death” e “Amsterdam”, do White Heat com Jacques Brel; “Round ‘n’ Round”, de Chucky Berry; “Let’s Spend The Night Together”, do The Rolling Stones; “I Can’t Explain”, do The Who; “I Feel Free”, do Cream e “Gotta Get A Job”, de James Brown;
11. The Spiders From Marsera formado por Mick Ronson na guitarra, Mick ‘Woody’ Woodmansey na bateria e Trevor Bolder no baixo. Durante o ano seguinte, eles se uniriam a vários artistas em diversos palcos como Geoff MacCormack (conhecido como Warren Peace) no vocais, Mike Garson, Nicky Graham e Robin Lumley no piano, John ‘Hutch’ Hutchinson na guitarra rítmica, Ken Fordham no saxofone e Brian Wilshaw no saxofone e na flauta;
12. Em vez de lançar outro single do álbum como o sucessor de “Starman”, Bowie optou pela faixa sem-álbum “John, I’m Only Dancing”, em setembro de 1972. Ele também lançou mais um single em 1972, “The Jean Genie”, que foi retirado do álbum seguinte, Aladdin Sane;
13. Em 2017, o álbum “Ziggy Stardust” foi escolhido para preservação no National Recording Registry (lista de gravações) dos EUA, sendo considerado “significante culturalmente, historicamente e artisticamente”, pela Biblioteca do Congresso;
14. Antes do álbum e após seu lançamento, a banda fez mais de 170 shows ao redor do três continentes. Apesar do álbum sucessor “Alladin Sane” ter sido lançado durante esse período, a turnê sempre foi conhecida como a “turnê Ziggy Stardust”;
15. A música “Five Years” foi revelada para um público de TV em 8 de fevereiro de 1972, terça-feira, quando Bowie e a banda tocaram três músicas no influente The OId Grey Whistle Test Show, na BBC2. A performance foi gravada no dia anterior;
16. O álbum foi lançado em 16 de junho de 1972 e alcançou a 15º posição nas paradas. Foi a entrada mais alta da semana e figurou entre o top cinquenta das paradas de álbuns no Reino Unido pelos dois anos seguintes;
17. Abaixo dos créditos do álbum, na capa traseira, estavam as palavras: “PARA SER TOCADO NO VOLUME MÁXIMO”. A instrução foi posteriormente omitida de reedições seguintes, mas reposta na edição de 2015, que foi uma réplica mais fiel possível da original;
18. A bota plataforma vermelha de Kansai Yamamoto na capa do álbum custou a Bowie 28 euros (420 euros atualmente), e as botas de luta de vinil vermelha e branca que Bowie usa em outras fotos para o álbum foram feitas sob medida por Russel & Bromley;.
19. De acordo com Ken Scott, o co-produtor do álbum, 95% dos vocais no álbum foram feitos em um take;
20. O álbum levou menos de duas semanas para ser gravado ao longo de três meses (de novembro de 71 a fevereiro de 72);
21. A faixa mais reproduzida do álbum é “Starman”, seguida de perto por “Moonge Daydream”;
22. A cabine de telefone que aparece na parte de trás do encarte do álbum não está mais lá. Uma azul a substitui, mas uma cabine ‘K Series’ vermelha foi reinstalada em 1997;
23. O número de telefone da cabine telefônica é +44 207 734 8719;
24. K.West, como visto no encarte, era uma empresa de peles e escreveu para a gravadora de Bowie para reclamar do uso de seu sinal na manga;
25. A assinatura original K. West agora pertence a um fã;
26. Onde o sinal K.West foi usado, existe agora uma placa preta celebrando o álbum, que foi revelada no 40º aniversário do álbum;
27. Muitas influências do álbum foram mencionadas por Bowie, incluindo o roqueiro britânico Vince Taylor, a banda The Velvet Underground, o artista cult americano The Legendary Stardust Cowboy e os escritores William Burroughs e JG Ballard;
28. Em 1990, Bowie disse que o nome Ziggy veio de uma alfaiataria pela qual ele passou em um trem;
29. Entre os artistas convidados do álbum estão Rick Wakeman e Dana Gillespie;
30. O álbum foi gravado no Trident Studios em St Anne Court, no Soho, em Londres. O local ainda existe, mas agora é usado para trabalhos de dublagem;
31. O grande sucesso de Ziggy Stardust levou o álbum anterior de David, Hunky Dory e o single “Life On Mars?” a se tornarem hits meses após terem sido inicialmente lançados;
32. Apesar de todas as músicas do álbum terem se tornado clássicos do rock, apenas três singles foram lançados: “Starman”, “Rock ’n’ Roll Suicide” e “Suffragette City” – os dois últimos não apareceram até dois e quatro anos após o álbum ter sido lançado;
33. O macacão que Bowie está usando na capa do álbum foi feito por seu amigo Freddie Burretti;
34. A guitarra que David está segurando na capa é uma Gibson Les Paul e pertencia a seu companheiro de banda do Arnold Corns, Mark Carr Pritchett;
35. “Starman” foi a última música a ser escrita para o álbum. Ela foi gravada em 4 de fevereiro de 1972, junto com “Suffragette City” e “Rock ’n’ Roll Suicide”;
36. Todas as músicas do álbum foram tocadas ao vivo muitas vezes durante a carreira de Bowie. Entretanto, a versão cover de “It Ain’t Easy”, de Ron Davies, foi performada apenas uma vez na Radio BCC 1 in Concert, transmitida em junho de 1971;
37. “Lady Stardust” foi inicialmente intitulada “He Was Alright (A Song For Marc)”, em tributo ao amigo de Bowie, Marc Bolan. Foi a música de Ziggymais popular no Japão e lançada como edição limitada em picture disc de 7 polegadas em 2017 para comemorar a exposição David Bowie Is em Tóquio;
38. A versão cover de “Round And Round”, de Chuck Berry, foi substituída no álbum no último minuto por “Starman”;
39. Com o verso “Hey man, Droogie don't crash here”, “Suffragette City” faz referência ao filme “Laranja Mecânica”. A adaptação em filme foi lançada no Reino Unido em 13 de janeiro de 1972, apenas três semanas antes da música ser lançada.
40. “Starman”, “Ziggy Stardust”, “Moonage Daydream”, “Five Years”, “Rock ’N’ Roll Suicide”, “Suffragette City” e “Lady Stardust” tiveram suas estreias mundiais durante gravações feitas para a BBC Sessionde Bob Harris e John Peel em janeiro e maio de 1972. Elas foram lançadas em Bowie At The Beeb, em 2000;
41. A lista de alguns dos artistas que citaram a performance de "Starman" de 6 de julho de 1972 no Top Of The Popscomo transformadora inclui Robert Smith (The Cure), Bono (U2), Boy George, Mick Jones (The Clash), Johnny Marr (The Smiths), Siouxsie Sioux (Siouxsie & The Banshees), Marc Riley (The Fall), Noel Gallagher, Dave Gahan (Depeche Mode), Adam Ant, Gary Numan, Gary Kemp (Spandau Ballet), Elton John e Nick Rhodes (Duran Duran);
42. A música de abertura do álbum, "Five Years", foi ensaiada por Bowie e sua banda para o Live Aidem 1985 mas foi descartada para que imagens da TV canadense da seca na Somália pudessem ser transmitidas;
43. As primeiras versões de duas músicas do álbum, "Moonage Daydream" e "Hang On To Yourself", foram gravadas por Arnold Corns, canal de David para seu amigo e designer Freddie Burretti;
44. “Suffragette City” foi originalmente oferecida a Mott The Hoople. Porém, a banda negou, então Bowie a manteve para si e mais tarde escreveu “All The Young Dudes” para eles.
45. As músicas do álbum aparecem em shows de TV e filmes como Os Guardiões da Galáxia, The Crown, The Walking Dead, Perdido em Marte, Life On Mars, e muitos outros;
46. O show final de Ziggy em julho de 1973 foi imortalizado em filme como Ziggy Stardust And The Spiders From Mars pelo documentarista D.A. Pennebaker. Uma versão reduzida foi exibida na TV americana em 1974, mas não foi lançada nos cinemas do mundo todo até 1983;
47. Em 2017, uma espécie extinta de vespa recém-descoberta de foi nomeada Archaeoteleia astropulvis (astropulvis é a versão em latim para “star dust”) em homenagem ao álbum;
48. As revistas Time, NME, Rolling Stone, entre outras, citaram o álbum como um dos maiores de todos os tempos;
49. As faixas do álbum ganharam versões cover por artistas como Bauhaus, Duran Duran, Placebo, Arcade Fire, The Polyphonic Spree, Culture Club, Def Leppard, Red Hot Chili Peppers, Seu Jorge, Portugal The Man, entre outros;
50. Bowie matou a persona de Ziggy Stardust em 3 de julho de 1973, no Hammersmith Odeon, em Londres, com as palavras: “De todos os shows dessa turnê, esse show em particular irá permanecer comigo por mais tempo, não só por ser o último da turnê, mas também por ser o último show que faremos. Obrigado”
*Agradecimento à Warner Music Group