David Bowie descrevia Elvis Presley como seu 'grande herói' e decidiu homenageá-lo em seu último disco
David Bowie, uma inspiração para tantos com sua icônica trajetória na música, também tinha um ídolo: o também conhecido como Rei do Rock, Elvis Presley. O autor de "Space Oddity" descrevia-o como "um grande herói" e fez uma homenagem ao astro em seus últimos anos de vida, antes de morrer em janeiro de 2016, após uma batalha contra o câncer no fígado, de acordo com informações do Express UK.
Além de ambos terem se tornado nomes históricos para a indústria fonográfica, você sabia que Elvis Presley e David Bowie dividiam o aniversário? Os dois nasceram em 8 de janeiro e o Camaleão do Rock "era estúpido o suficiente para acreditar que isso realmente significava algo." De qualquer maneira, havia alguma conexão ali: o último disco de Bowie, Blackstar, lançado em 8 de janeiro de 2016, tinha uma conexão com o Rei do Rock.
View this post on Instagram
Blackstar foi um retrato da situação do cantor na época: sofria com uma doença terminal e queria fazer de tudo para poder se expressar criativamente uma última vez. O título do disco tinha diversos significados, mas um deles era atrelado a Presley, quem gravou a canção "Black Star" para um filme homônimo em 1960.
O filme acabou estreando com o nome Flaming Star (ou Estrela de Fogo, no Brasil) e, por isso, Presley adaptou o nome da canção, que também discutia temas sombrios e principalmente a morte, assunto com o qual Bowie se identificou naquele momento de sua trajetória. Uma "estrela preta" também é o termo utilizado na medicina para descrever uma lesão cancerosa.
O título do disco foi a maneira que Bowie encontrou para homenagear seu herói. O Camaleão do Rock também quase produziu o disco final de Presley em 1977, segundo o cantor country Dwight Yoakam. A ideia não deu certo, infelizmente, pois o Rei do Rock morreu naquele ano: "Teria sido fantástico. É uma das maiores tragédias na história da música pop, uma das maiores oportunidades perdidas," disse Yoakam.