MÚSICA

David Byrne lança single inédito e prepara álbum com grandes nomes; ouça

Novo disco do ex-Talking Heads será lançado em setembro e traz colaborações com Hayley Williams e St. Vincent. Ouça o single ‘Everybody Laughs’

Daniela Swidrak (@newtango)

David Byrne, ex Talking Heads
David Byrne, ex Talking Heads - Foto: Shervin Lainez

Após seis anos longe dos estúdios, David Byrne está de volta com um novo disco solo. Intitulado Who Is the Sky?, o álbum será lançado em 5 de setembro pela Matador Records e conta com participações de nomes como Hayley Williams (Paramore), St. Vincent, Tom Skinner (The Smile) e Mauro Refosco. A produção fica por conta de Kid Harpoon, vencedor do Grammy por trabalhos com Harry Styles e Miley Cyrus.

Primeiro single já disponível: ouça “Everybody Laughs”

O pontapé inicial da nova fase veio com o lançamento do single “Everybody Laughs”, que chegou às plataformas de streaming acompanhado de um videoclipe oficial dirigido pelo artista multimídia Gabriel Barcia-Colombo. A faixa traz Byrne refletindo sobre o cotidiano e a condição humana, com um groove dançante e final apoteótico ao lado de St. Vincent.

“Todo mundo vive, morre, ri, chora, dorme e olha para o teto”, diz Byrne. “A música pode fazer isso, conter opostos ao mesmo tempo”.

Orquestra, grooves e colaborações de peso

As doze faixas de Who Is the Sky? contam com arranjos assinados pela Ghost Train Orchestra, coletivo nova-iorquino que mescla cordas, sopros, metais e percussão. A ideia surgiu após Byrne assistir a uma performance da orquestra em homenagem ao compositor Moondog.

A produção ficou por conta de Kid Harpoon, que entrou no projeto após um encontro casual em uma festa em Santa Monica. Segundo o produtor, as faixas são “observações pessoais que revelam a perspectiva única de David sobre o absurdo da vida”.

Letras existencialistas e humor refinado

Who Is the Sky? traz um Byrne mais narrativo e bem-humorado, com faixas que funcionam como pequenas crônicas. Em My Apartment Is My Friend”, ele canta: “você já me viu no meu pior / mas a gente sempre se dá bem”. Já em I Met the Buddha at a Downtown Party”, o antigo guru espiritual se mostra mais interessado em doces do que em iluminação.

Turnê internacional começa em setembro

Para promover o disco, David Byrne embarca em uma nova turnê que começa em 14 de setembro nos EUA. Os shows contarão com uma banda de 13 músicos, cantores e dançarinos, alguns deles remanescentes da fase American Utopia, e trarão a estética de movimento constante no palco.

As datas europeias estão previstas para março de 2026. Os ingressos ainda não foram anunciados oficialmente.

Capa psicodélica e conceito visual

A arte de Who Is the Sky? foi criada pela artista Shira Inbar em parceria com o estilista belga Tom Van Der Borght. Byrne aparece quase camuflado entre padrões coloridos e trajes extravagantes, como uma criatura mítica que simboliza os temas de transcendência e liberdade presentes no disco.

“Na minha idade, você para de se preocupar com o que os outros pensam”, diz Byrne.

Cada música é uma nova aventura. Espero que elas nos levem juntos para um lugar desconhecido”.

Arte de capa de Who Is the Sky?

 

Tracklist de Who Is the Sky:

  1. Everybody Laughs

  2. When We Are Singing

  3. My Apartment Is My Friend

  4. A Door Called No

  5. What Is the Reason for It?

  6. I Met the Buddha at a Downtown Party

  7. Don’t Be Like That

  8. The Avant Garde

  9. Moisturizing Thing

  10. I’m an Outsider

  11. She Explains Things to Me

  12. The Truth

+++ LEIA MAIS: Talking Heads celebram 50 anos com surpresa visual inesperada

+++ LEIA MAIS: 40 anos depois, Stop Making Sense prova que é “coisa de cinema”

+++ LEIA MAIS: Paramore toca Talking Heads ao vivo pela primeira vez em turnê de Taylor Swift

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: david byrne, Gabriel Barcia-Colombo, Ghost Train Orchestra, Hayley Williams, Kid Harpoon, matador records, mauro refosco, Shira Inbar, St. Vincent, talking heads, Tom Skinner, Tom Van Der Borght