Ator que interpretou Elvis Presley em cinebiografia revelou ter abordagem clássica não só para música, como também para moda
Publicado em 13/10/2023, às 12h30
Austin Butler não só interpretou Elvis Presley na cinebiografia Elvis como até gravou parte dos vocais. O ator é bastante ligado a música: aprendeu sozinho a tocar guitarra e piano e usa o tempo livre para, entre outras atividades, compor e gravar suas próprias músicas.
A relação especial com Presley não significa, porém, que Butler seja ouvinte apenas de rock and roll. Em entrevista à Rolling Stone EUA, o astro foi convidado a revelar quais artistas estão em sua playlist do dia-a-dia — e surpreendeu com respostas que fazem menção a ícones de outros gêneros musicais.
O único nome ligado ao rock destacado por Austin foi o Radiohead, ainda que seja um grupo de origens menos tradicionais dentro do estilo. A discografia da banda liderada por Thom Yorke é marcada por uma série de experimentos, inclusive com elementos eletrônicos.
Junto do grupo americano, Butler destacou outros dois ícones do jazz: Chet Baker e Miles Davis. Ambos os trompetistas foram seminais para o desenvolvimento do chamado cool jazz, subgênero de toque mais suave e até melancólico que outras vertentes em alta na primeira metade do século 20, como o hard bop. O ator comentou:
“Ouço muito Chet Baker. Ouço muito Radiohead. Miles Davis. Também estou constantemente ouvindo músicas novas, mas essas são as coisas que ouço muito em minha casa.”
Ainda durante sua declaração, Austin Butler pontuou que sua playlist pessoal costuma variar conforme o “humor”, ou a ocasião. E aproveitou para citar outro gigante da música, neste caso do neo soul: D’Angelo.
“Depende do humor que você está tentando entrar. D’Angelo também é um dos meus músicos favoritos e você sabe, a certa altura da noite, D’Angelo encaixa bem quando você está dando um jantar ou algo parecido. Ou de manhã, com Chet Baker enquanto o sol está nascendo, acho perfeito.”
Em outro momento da conversa, Butler foi perguntado sobre seu estilo de se vestir, já que ele estava na Paris Fashion Week. O ator destacou ter preferência por um estilo mais atemporal.
“Sinto-me atraído pelo estilo de pessoas como Paul Newman, Steve McQueen e Marlon Brando, bem como aquela qualidade em que você pode ver a imagem de alguém e é atemporal. Não costumo seguir tanto as tendências, busco a simplicidade na maior parte do tempo. Uso apenas peças realmente boas. Para mim, trata-se muito de tecido e de um corte particular e da silhueta que uma calça dá. Há ótimas imagens de quando Brando estava fazendo Um Bonde Chamado Desejo. E mesmo quando ele estava fazendo a peça, você o vê nos ensaios e ele está vestindo apenas camiseta e calça branca, e o caimento fica perfeito nele.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.